Niterói por niterói

Publicado

MAC-Niterói oferece oficina gratuita sobre a história a Bossa Nova

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Oficina abordará porque essa forma estilizada de tocar o samba ficou tão universal, e influenciou, principalmente, o jazz dos Estados Unidos
oficina bossa nova
Oficina será nesta quinta (21), às 14h. Foto: Divulgação

Estilo universal e consagrado no mundo, a bossa nova será debatida nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 14h, na oficina com o músico e arranjador Flávio Mendes, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

Na palestra “Isso é bossa nova”, o pesquisador Flávio Mendes abordará a história da bossa nova, uma das maiores revoluções da música brasileira. Flávio viaja pela cronologia do movimento, passando pela importância de João Gilberto e Tom Jobim até a influência de toda a música ocidental, inclusive e principalmente, o jazz dos Estados Unidos.

Leia mais: Alerta vermelho! Niterói terá onda de calor nos próximos dias

A história

Desde 1930 a música brasileira estava se renovando, nas letras, nas melodias mais ambiciosas e também nas harmonias e nos acordes. Mas faltava o estopim, que chegou com o baiano João Gilberto cantando e tocando “Chega de Saudade”. Como escreveu Tom Jobim, sem João Gilberto a Bossa Nova, como conhecemos não teria existido.

Mas por que é nessa gravação a ruptura? O que era exatamente a batida da Bossa Nova? Por que essa forma estilizada de tocar o samba ficou tão universal? Esses e outros temas serão debatidos na oficina.

Mais sobre Flávio Mendes

Flávio Mendes é músico, arranjador, pesquisador e produtor musical. Natural de Petrópolis, se formou em Arquitetura em 1992 na Universidade de Brasília e cursou a Escola de Música de Brasília. Em 1994 se mudou para o Rio de Janeiro para estudar Arranjo e Harmonia no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical.

Serviço:

Oficina “Isso é Bossa Nova”

Data: Quinta-feira, 21 de setembro
Horário: 14h
Entrada: Gratuita
Link para inscrição: https://forms.gle/CwosBq4jkdcdXNm78
Classificação: Livre

Local: MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói

COMPARTILHE