Niterói por niterói

Publicado

MAC de Niterói figura entre os melhores museus dos últimos 100 anos

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Lista elaborada pela revista novaiorquina ArtNews inclui duas instituições brasileiras: MAC Niterói e MASP
MAC foi inaugurado em 1996. Foto- Prefeitura de Niterói
‘É de Niterói!’: MAC é o segundo colocado da lista. Foto: Divulgação

Mais um motivo para bater no peito e dizer: “Eu sou de Niterói”. E o motivo é uma obra arquitetônica de ponta do Oscar Niemeyer, o MAC. A revista ArtNews, de Nova York (EUA), divulgou uma lista com os melhores museus dos últimos cem anos e duas instituições brasileiras foram mencionadas: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o MASP, Museu de Arte de São Paulo. A revista considerou a arquitetura exterior dos museus, onde o próprio edifício funciona, como uma obra de arte. Estas instituições são tão notáveis que se tornaram tão famosas quanto as obras que exibem.

Leia mais: Prefeitura de Niterói abre edital de R$ 600 mil para teatro e circo

A lista da ArtNews engloba 25 museus. O MAC ficou em segundo lugar, já o MASP ficou em décimo. São os únicos representantes brasileiros na lista. Concluído em 1996, o MAC Niterói é uma das várias obras-primas do magistral arquiteto Oscar Niemeyer. Sua estrutura possui forma de um disco voador e paira sobre um espelho d’água na beira de um penhasco na baía, onde há uma vista panorâmica do Rio de Janeiro.

Inaugurado em 1968, o MASP é um museu de vidro em balanço projetado pela arquiteta brasileira nascida na Itália, Lina Bo Bardi, um ícone de construções modernistas ousadas. O edifício possui dois andares expositivos suspensos e ainda há um espaço público aberto em seu vão, frequentemente utilizado como abrigo, em manifestações políticas.

O primeiro lugar da lista ficou com o Centro Pompidou, o ‘museu do avesso’, na França. Pouca gente diria que o edifício é agradável aos olhos, mas sua arquitetura “brutalista” pós-moderna está recheada de riqueza conceitual.

A seleção “inclui experimentos modernistas influentes e expansões pós-modernas polarizadoras, esquisitices arquitetônicas e adições amadas, museus circulares e pirâmides envidraçadas”. São museus que propuseram novas e modernas maneiras de se fazer arte.

Confira a lista dos dez melhores museus dos últimos 100 anos:

01. Centro Pompidou (França)
02. Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Brasil)
03. Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana (EUA)
04. Museu Guggenheim (EUA)
05. Ala Sainsbury, Galeria Nacional (Inglaterra)
06. Museum für Moderne Kunst (Alemanha)
07. Museu de Arte Chichu (Japão)
08. Neue Nationalgalerie (Alemanha)
09. Tanque Xangai (China)
10. Museu de Arte de São Paulo (Brasil)

Croqui inicial do MAC. Foto: Reprodução

Com informações do portal CRIO.ART

COMPARTILHE