Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Livro relata defesa de Rodrigo Neves sobre investigação que levou o então Prefeito à prisão

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

“Golpe Derrotado”, escrito pelo jornalista PH de Noronha, fala da investigação sobre o ex-Prefeito de Niterói
IMG_20220317_202550
O ex-prefeito de Niterói e pré-candidato a governador pelo PDT, Rodrigo Neves. Foto: Reprodução internet

Foi como um grande comício. O  lançamento do livro “Golpe derrotado”, que  apresenta a investigação que levou o ex-Prefeito de Niterói Rodrigo Neves à cadeia em dezembro de 2018 como uma tentativa de impeachment, teve toda a característica de campanha eleitoral, na Livraria da Travessa, no Leblon. Políticos, personalidades da cidade e do estado,  colaboradores da Prefeitura lotaram a Livraria da Travessa, no Leblon, nesta quinta-feira (17). A editora Máquina de Livro informou que foram vendidos mais de 500 livros no evento.

Rodrigo Neves, hoje pré-candidato a governador pelo PDT deu uma demonstração de força durante o evento, com apoio maciço de lideranças políticas de Niterói. Entre os presentes, estava o Prefeito Axel Grael, seu herdeiro político.

O livro “Golpe derrotado”, escrito pelo jornalista PH de Noronha, repassa capítulos da história política recente de Niterói. A obra rebate as acusações que levaram Rodrigo Neves para denunciar uma articulação pólítica para derrubar o governo, criando condições para uma ação de impeachment. A defesa construída pelo advogado Técio Lins e Silva considera a ação judicial um abuso de poder, com motivação política. Em mais de 320 páginas, o livro destaca a fragilidade da acusação de desvio de dinheiro em contratos públicos e o cerceamento da defesa. Rodrigo Neves jamais foi ouvido pela Justiça no tempo em que esteve detido. O ex-Prefeito foi solto após decisão do Tribunal de Justiça, que, por 6 votos a 1, autorizou a soltura e o retorno imediato dele à chefia do governo de Niterói.

Rodrigo Neves, hoje pré-candidato a governador pelo PDT deu uma demonstração de força durante o evento, com apoio maciço de lideranças políticas de Niterói. Entre os presentes, estava o Prefeito Axel Grael, seu herdeiro político.

Segundo a versão de Rodrigo Neves, apresentada no livro, a acusação se baseou apenas em uma falsa delação premiada. O ex-Prefeito afirma que até hoje não foi ouvido no caso.

“Não desejo ao maior adversário político sofrer a ação arbitrária e ilegal que sofri. Sem nunca ter sido ouvido, sem quaisquer indícios ou provas, com a omissão de dados oficiais que corroboravam minha seriedade e com uma mentira sobre minha esposa, impuseram um imenso sofrimento à minha família, violentaram a soberania popular, e tentaram arrasar minha imagem, minha honra e minha reputação.”, diz ele em depoimento no livro.

“Golpe Derrotado” traz ainda depoimentos de aliados de Rodrigo Neves, como os ex-ministros Ciro Gomes, José Eduardo Cardozo e Tarso Genro, o ex-presidente da OAB Wadih Damous e o atual prefeito de Niterói, Axel Grael, além de advogados.

 

COMPARTILHE