COMPARTILHE
Regularizar o transporte entre Maricá e Niterói, pela Estrada da Serrinha, é um projeto que pode sair do papel em breve. Está em fase de implantação uma linha de transporte público entre Itaipuaçu e Itaipu. Estudos neste sentido estão sendo realizados entre representantes dos municípios e o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro) com a participação da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Maricá do Ministério Público do Rio de Janeiro.
A Estrada da Serrinha é uma rodovia estadual, a RJ-102. Por ela, a distância entre Itaipuaçu e Itaipu é de cerca de 15 Km.
Em reunião realizada nesta quarta-feira (14), o secretário de Transportes de Maricá, Douglas Paiva, informou que, na próxima reunião, em julho, comunicará as ações que serão adotadas pelo município para a criação da linha, que será atendida por vans.
Leia mais: Arraiá de Maricá terá show de Alceu Valença no sábado (17)
Ele apresentou os nomes dos seis permissionários de Maricá autorizados a realizar o trajeto. De acordo com um informe do MPRJ, assim como o Detro, que concordou com a criação da linha “com a condição de que sejam respeitadas as regras de segurança, inclusive no que se refere à tarifa e ao uso de uniformes por parte dos permissionários”, a Companhia de Transporte e Trânsito de Niterói (Nittrans) não se opôs à realização do transporte no local.
O MPRJ informou também que ficou definido que a concessão será permitida de “forma excepcional, após o cumprimento dos requisitos técnicos pertinentes, para os motoristas que já realizam o transporte na região”. Caberá à Procuradoria-Geral do Município de Maricá realizar a minuta do convênio.
De acordo com a promotora de Justiça Marcela do Amaral, a participação do MPRJ, neste caso, tem por objetivo acompanhar a regularização da implantação dessa linha de transporte público:
– A população de Itaipuaçu demandava há muito tempo por essa regularização, que conta com a plena disponibilidade dos Municípios envolvidos e do Governo do Estado.
Fonte: MPRJ
COMPARTILHE