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Linha 3 do Metrô: percurso em estudo liga Rio a Niterói e Alcântara

Por Redação
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Secretaria de Estado de Transporte marcou para 19 de dezembro a licitação para contratar o estudo de viabilidade da nova linha.
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O estudo de viabilidade da Linha 3 deverá ser concluído em um ano. Foto: Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), marcou para 19 de dezembro a licitação para contratar a empresa que vai elaborar os estudos relacionados à  ampliação do sistema metroviário no Rio de Janeiro. O chamamento público, publicado no Diário Oficial do Estado, prevê a análise da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação dos trechos Praça XV x Araribóia x Alcântara e também Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, estabelecidos no Plano Diretor Metroviário (PDM).

Leia mais: Quatro obras do Plano Niterói 450 anos estão previstas para serem entregues até o final do ano

O prazo de execução dos serviços será de 12 meses. O cronograma inclui o desenvolvimento dos projetos conceituais de engenharia, impactos ambientais e estudos de demanda.

Extensão estratégica e necessária

O Plano Diretor Metroviário (PDM) avalia que a ligação entre Praça XV x Araribóia (Linha 3) é uma “extensão estratégica e necessária entre a cidade do Rio e o centro de Niterói”, ainda que seja considerado “um grande desafio técnico”. Sobre a ligação Araribóia x Alcântara, o PDM destaca que seria um “instrumento de requalificação e desenvolvimento que levaria grandes benefícios para a região, especialmente no que diz respeito ao setor imobiliário, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores e aquecer a economia local”.

O futuro estudo de viabilidade das novas linhas do Metrô, além de avaliar os benefícios sociais e econômicos, deverão subsidiar a futura prestação dos serviços, apontar a previsão das obras necessárias para a expansão da malha metroviária – com possibilidade de financiamento público ou privado -, além de fornecer à secretaria informações que indiquem vantagens e riscos associados aos projetos.

A realização do estudo foi incluída entre os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, no Rio de Janeiro. O Governo do Estado avalia a possibilidade de realizar essas obras a partir de uma licitação internacional, por meio de parceria público-privada.

Estatal chinesa

No último dia 29 de agosto, uma comitiva da estatal chinesa CRRC Corporation Limited, em reunião com o governador Cláudio Castro, no  Palácio Guanabara, não apenas manifestou o interesse na elaboração dos estudos sobre a Linha 3 do Metrô como apresentou o modelo DLS que desenvolve que engloba, desde o projeto de construção até a operação com suporte de inteligência, para esse modal.

Durante o encontro, a empresa, que opera no Brasil desde 2008, mostrou suas principais linhas de negócios, que incluem pesquisa, fabricação, reparo, venda, locação e serviços técnicos de transporte ferroviário urbano.

– Estamos avançando na busca de soluções para os problemas do transporte público que hoje afligem a população do Rio. Mas também estamos projetando o futuro, planejando a expansão do metrô. Quando falamos de mobilidade urbana, temos que pensar que se trata de um sistema, que integra diferentes regiões e modais. Esse estudo deverá apresentar o melhor caminho para a ampliação do metrô, inclusive do ponto de vista do modelo de concessão – explicou o governador Cláudio Castro.

 

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