Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Lázaro Ramos lança em Niterói livro sobre os bastidores do seu filme ‘Medida Provisória’

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Evento será na próxima sexta-feira (3) às 18h, na Travessa de Icaraí, e contará também com bate-papo com o autor
lázaro ramos
No livro, Lázaro Ramos conta detalhes sobre os bastidores do seu filme de estreia como diretor. Foto: Divulgação

Niterói entrou no circuito de lançamento do novo livro do ator, diretor  e escritor Lázaro Ramos, em obra que aborda os bastidores do seu primeiro trabalho atrás das câmeras como diretor de cinema. Em “Medida provisória: Diário do diretor”, ele narra os bastidores do seu filme, que já é sucesso de bilheteria, e reúne relatos sobre desafios, escolhas criativas e descobertas em todo o seu processo de concepção.

Lázaro conta que seu envolvimento com o projeto se deu quando assistiu a peça “Namíbia, não!”, de Aldri Anunciação, e decidiu adaptá-la para o cinema.

– Entendemos logo que ali havia uma ideia muito original e que trazia debates importantes, principalmente no momento histórico que estávamos vivendo, momento em que a população negra no Brasil estava discutindo intensamente o seu espaço de formação de identidade, direitos e deveres – descreve, em determinado momento do livro.

Além de relatar as etapas de criação de filme, Lázaro abre o jogo sobre as suas dúvidas quanto a decisões narrativas e estéticas, assim como os obstáculos de produção e distribuição enfrentados por “Medida Provisória”.

– Alguns associam o diretor a um Deus supremo. Discordei disso, ou pelo menos desejei ser um diretor que trabalha de outra maneira. Quero ser um enamorado, alguém que vibra a cada conquista do elenco, que mantém a capacidade de se emocionar e se envolver com cada frame visto na sala de edição e, principalmente, alguém que consegue, com uma obra artística, abrir outras compreensões do mundo e assim acender no público a certeza de que existe a possibilidade de melhorar o mundo, mesmo que só um pouco – explica

O filme

“Medida Provisória” chegou aos cinemas no dia 14 de abril, após ser aclamado em festivais nacionais e internacionais. A trama é ambientada no Brasil, em um distópico futuro próximo. Na história, após um advogado pedir indenização ao Estado brasileiro pelo tempo de escravização, o governo, como reparação social, edita uma medida provisória para enviar os negros – que chama de “cidadãos de melanina acentuada” – de volta à África.

Lázaro descreve ainda a experiência de reunir, como protagonistas, 26 negras e negros. Ele conta que foram oferecidos  personagens a cada um deles: advogada, cristão, candomblecista, adolescente, bombeiro, YouTuber, vendedor ambulante. A proposta era fazer um laboratório criativo de um dia com esses atores, imaginando o que aconteceria se a medida provisória fosse realmente editada e se o neoquilombo de fato existisse, como uma experiência para observar como cada personagem se comportaria nesse ambiente.

O livro ainda inclui QR Code para a visualização de 300 imagens dos bastidores do filme.

Sobre o autor

O ator, apresentador, diretor e escritor Lázaro Ramos tem mais de 20 anos de carreira e acumula mais de 30 filmes, 30 peças e outros 15 personagens marcantes na televisão. Como escritor, tornou-se um dos mais vendidos do país ao lançar o best-seller “Na minha pele” (2017), além de se dedicar a livros infantis. Atualmente, atua no streaming Amazon Prime como showrunner, preparando diversos projetos como diretor, apresentador e ator – ressaltando mais uma vez porque é um dos nomes mais plurais da arte brasileira.

Lázaro Ramos também é autor dos livros “Edith e a a velha sentada” (2010), “Cadernos de rimas do João”, (2015), “Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser” (2019).

Serviço

Lançamento do livro Medida Provisória: Diário do diretor

Data: Sexta-feira (03/06)

Horário: A partir das 18h

Local: Livraria da Travessa de Icaraí

Endereço: Rua Tavares de Macedo, 240, Icaraí

Espaço sujeito à lotação

COMPARTILHE