Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Lanternas mágicas da Coreia colorem e lotam o MAC

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Exposição Luzes da Coreia teve Cristo iluminado, comidas típicas e música coreana em Niterói
foto 4
O túnel com 1.200 lanternas encantou os visitantes. Foto: Prefeitura/ Alex Ramos

Teve fila na porta. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) lotou, no fim de semana, com a exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju”, uma viagem até o outro lado do mundo, que levou o público a conhecer ainda rituais típicos, música e comidas da Coreia do Sul. Teve Cristo Redentor iluminado, no Rio, e a presença do embaixador Ki-Mo Lim, que se popularizou nas redes sociais cantando música brasileira em eventos públicos.

Leia mais: Que tal ter aulas de skate com uma lenda do esporte?

A exposição teve a curadoria da jornalista Ana Cláudia Guimarães, que apresenta o evento como “a maior exposição de arte da Coreia do Sul já realizada no Brasil.” A estrela da mostra é o túnel com 1.200 lanternas Shenzhen, que desde os anos 1500 são símbolo de um dos mais tradicionais festivais culturais do país, que acontece em Jinju.  O prefeito de Niterói,  Axel Grael, e o vice-prefeito de Jinju, Lim Ki-mo, assinaram o termo de Cidades Irmãs.

Espetáculo de cores

Na véspera da abertura da mostra, às 19h do sábado, o MAC Niterói e o Cristo Redentor foram iluminados ao mesmo tempo, com as cores da bandeira da Coreia do Sul:  vermelho e azul. E com uma ação de videomapping o Cristo foi “vestido” com um hanbok – traje típico coreano feito de seda e utilizado em casamentos e celebrações específicas.

Além do túnel de lanternas, o público encontra uma enorme lua em 3D, instalações, fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung, mostrando a unidade entre a tradição e a contemporaneidade. Também estão expostos os Hanboks. A mostra  conta ainda com a presença do mascote de Jinju, a lontra Hamo, de três metros de altura.

– Niterói já cultiva uma parceria com o governo da Coreia há cinco anos, quando estivemos na cidade de Seoul. Na ocasião, o governo ajudou muito Niterói no desenvolvimento do nosso plano diretor de cidade inteligente. Somos gratos pela oportunidade de estreitar ainda mais esse laço, agora, com a cidade de Jinju. Obrigado à Ana Cláudia por construir essa ponte entre as nossas cidades através dessa bela exposição –  celebrou o prefeito Axel Grael.

Em clima de celebração, o embaixador Ki-Mo Lim cantou as músicas “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, e “Tá Escrito”, do Grupo Revelação. Durante a abertura, o duo de cordas formado pelos músicos Hyu-Kyung Jung (violino) e Eduardo Swerts (violoncelo) apresentou um repertório de clássicos coreanos.

Serviço:

“Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju”

Data: Até 25 de agosto

Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)

Local: Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói (Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói – RJ)

Preços ingressos: R$16,00 (Inteira); R$8,00 (Meia-entrada)

Gratuidade às quartas-feiras. Gratuidade para quem vai de bicicleta e para moradores de Niterói. Veja mais sobre a política de ingressos aqui: http://culturaniteroi.com.br/macniteroi/visitacao

Ingressos à venda na bilheteria do museu e pelo Sympla: https://site.bileto.sympla.com.br/macniteroi/

COMPARTILHE