Niterói por niterói

Publicado

Lançada na cidade portuguesa de Braga cerveja feita com a Malteca, de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Odyssey é uma Porter com adição de café brasileiro, torrado no bairro niteroiense de Jurujuba. Braga e Niterói são cidades-irmãs desde 2022
cerveja odyssey
Em Niterói, a cerveja deve ser produzida no fim do verão. Foto: reprodução

A primeira cerveja colaborativa entre marcas de Niterói (Malteca) e a cidade portuguesa Braga (Letra) foi lançada, nesta quarta-feira (31), em Portugal. A Odyssey é uma Porter com adição de café brasileiro. Tem 6,5% de teor alcoólico.

– Quando fomos em  agosto do ano passado a Braga representando Niterói pelo projeto Niterói Cervejeiro, para participar do Hopen Braga Beer Festival, entramos em contato com a Letra, cervejaria da cidade que fica em  Vila Verde, que já conhecíamos o trabalho, para marcar uma visita na fábrica. A visita foi tão bacana que dali nasceu a Odissey,  inspirada pelo incrível café do Café Couto, que levamos para presenteá-los – contou Tatiana Ferreira, sócia da Malteca, cuja fábrica fica em Jurujuba.

Leia mais: Mart’nália comanda baile de Carnaval na praia de Icaraí

O Café Couto, que funciona na Fortaleza de Santa Cruz, é uma cafeteria que faz a própria torra dos grãos que usa. Niterói e Braga são cidades irmãs desde 2022, quando foi assinado um protocolo de intenções com o objetivo de fomentar negócios em comum nas áreas de gastronomia, tecnologia e turismo.

Por enquanto, a cerveja é encontrada apenas na cidade portuguesa. Em Niterói, segundo Tatiana, será produzida “quando o verão der uma aliviada”.

– Fomos agraciados em ter esta irmandade com Braga. Conseguimos resultados importantes em várias áreas e queremos que esta união permaneça. É um prazer muito grande ver acontecer este projeto de uma cerveja colaborativa com fábricas das duas cidades. Desejo muito sucesso para a Odyssey – afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Luiz Paulino Moreira Leite.

Portas Abertas

Neste sábado (3) a Malteca abre as portas da sua fábrica para transformar o local em uma feirinha com expositores da região de Jurujuba. São 11 ao todo, dentre eles, o Café Couto. Será das 12h às 20h, com música ao vivo a partir das 16h.

Junto com o evento, vai funcionar o taproom da marca, com dez torneiras plugadas com chopes diferentes. Rola também petiscos.

– Este evento não é apenas uma oportunidade para expor talentos, mas uma celebração do artesanato local, visando impulsionar o turismo em nossa comunidade, fortalecer a economia do bairro e proporcionar um espaço único para que pequenos empreendedores brilhem – afirmou Tatiana.

A Malteca fica na Av. Carlos Ermelindo Marins, 926, em Jurujuba.

COMPARTILHE