Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Itaipu Multicenter recebe hemocentro itinerante até sexta (8)

COMPARTILHE

Doações serão encaminhadas para abastecimento dos bancos de sangue locais; agendamento deve ser realizado pelo site
Multicenter recebe doações de sangue. Foto- Divulgação: Hemocentro SAS Brasil
Multicenter recebe doações de sangue. Foto: Divulgação/ Hemocentro SAS Brasil

O Shopping Itaipu Multicenter, na Região Oceânica, está recebendo doações de sangue, através do Hemocentro Itinerante da startup social SAS Brasil. A iniciativa tem como objetivo arrecadar doações para abastecimento dos bancos de sangue locais e está percorrendo diversas cidades do Brasil. Em Niterói, o Multicenter foi escolhido como ponto de coleta. A carreta fica localizada no estacionamento externo do shopping atendimentos até esta sexta-feira, 8 de outubro, das 10h às 18h. As doações devem ser agendadas, e os doadores voluntários podem clicar neste link para marcar um horário.

O Hemocentro Itinerante é uma iniciativa da SAS Brasil, com patrocínio do Grupo DPSP. A carreta é totalmente adaptada para funcionar como centro de coleta, com todos os protocolos de higiene necessários para garantir a segurança aos voluntários.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue. Uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que apenas 1,9% da população ativa doa sangue regularmente. Além disso, em virtude da pandemia da Covid-19, o estoque de sangue nos principais hemocentros brasileiros está cada vez mais reduzido. Até mesmo pessoas que tinham o hábito de doar sangue deixaram de comparecer aos centros recolhedores no último ano. O resultado não poderia ser mais dramático: em muitos hemocentros, as bolsas de sangue disponíveis são suficientes apenas para poucos dias.

– Esse é um projeto pioneiro que nos enche de orgulho pela sua relevância e abrangência. O número de doações reduziu muito durante a pandemia e o hemocentro itinerante se propõe a reverter esse cenário. Por meio da carreta, iremos aproximar os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando ainda mais pessoas a realizarem esse gesto de solidariedade tão importante e necessário – ressalta a Diretora Comercial e Marketing do Grupo DPSP, Andrea Sylos.

Como doar:

Entre os requisitos básicos para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo vírus da Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam impossibilitados de doar por 30 dias após completa recuperação. Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas. Em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.

COMPARTILHE