Niterói por niterói

Publicado

Itacoatiara Big Wave começa em dia de previsão de ressaca em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Nesta quinta-feira (14) será dada a largada na competição com início de uma “janela” que vai até o dia 31 de agosto
WhatsApp Image 2023-07-13 at 12.56.52
A previsão da Marinha é de ondas de até 4 m. Foto: Divulgação

Se a Marinha anunciou ressaca, o Itacoatiara Big Wave anuncia a abertura da temporada 2023. Nesta sexta-feira (14) será dada a largada na competição com início de uma “janela” que vai até o dia 31 de agosto.

Isso significa que os surfistas estarão a postos para se aventurarem pelas grandes ondas da praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói – se elas de fato aparecerem. A Marinha emitiu alerta de ressaca com início previsto para a noite desta quinta-feira (13) e término no sábado. As ondas podem chegar a 4 m.

Leia mais: Com sede em Niterói, Instituto Vital Brazil recebe Medalha Nacional do Mérito Científico

A grande estrela da temporada será a modalidade tow in (quando o atleta é colocado na onda com auxílio de um jet ski).

– Itacoatiara possui as condições mais desafiadoras do país para prática dessa modalidade em razão da potência e tamanho de suas ondas aliada a uma condição muito difícil de navegação na arrebentação – , afirmou Alexey Wanick, Diretor Executivo do IBW.

Atletas brasileiros de elite da modalidade são esperados em Niterói como Lucas Chumbo, Lucas Fink, Pedro Calado, Ian Cosenza, Michelle de Bouillions, Michaela Fregonese, Alemão de Maresias, Valentim Neves,Kalani Latanzi e Gabriel Sampaio. A cidade receberá também atletas do Chile, Peru e Portugal.

Nos últimos anos o IBW se consolidou como a principal competição de surfe de ondas grandes do Brasil. De acordo com Wanick, a competição de Niterói vai ampliar o intercâmbio com os principais campeonatos do mundo do tipo como Pico Alto(Peru), Punta de Lobos (Chile) e Nazaré (Portugal).

Itapuca Legends

A ressaca anunciada pela Marinha também será “aproveitada” nas praias da Baía de Guanabara. O campeonato Itapuca Legends está previsto para ser realizado no sábado (15), na praia de Icaraí. O evento está marcado para acontecer de 8h às 17h30, mas pode ser adiado para domingo, caso as ondas não “colaborem”.

 

COMPARTILHE