Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Isolamento na pandemia diminui assaltos e roubo de veículos

COMPARTILHE

Instituto de Segurança Pública mostra que roubo de carga teve queda menor
segurança

O isolamento durante a pandemia teve forte impacto na redução dos índices de crimes contra o patrimônio no Estado. A conclusão é de um estudo do Instituto de Segurança Pública (ISP) No período, foi registrada a redução de roubos de rua e de veículos.

Segundo a pesquisa, de janeiro a setembro deste ano, o estado registrou queda de 42% nos roubos de rua em relação ao mesmo período de 2019. A forte redução também foi observada no roubo de veículo, que foi 33% menor nos nove primeiros meses deste ano, na comparação com 2019.

– Há uma correlação muito forte entre a diminuição desses casos, conhecidos como crimes de oportunidade, e o nível de isolamento – explicou a presidente do ISP, Marcela Ortiz.

A exceção é para o roubo de carga, que também apresentou queda este ano, mas não há ligação com o menor número de pessoas nas ruas. No acumulado do ano, o indicador apresentou redução de 33% em relação ao mesmo período de 2019.

A redução da violência também foi sensível em Niterói. A cidade registrou, no período de janeiro a setembro de 2020, 98 homicídios a menos do que no mesmo período do ano passado. Foram 190 vítimas no período em 2019 e este ano foram 73.

Os registros de roubos de rua apontaram que aconteceram 129 ocorrências em setembro, o que corresponde a uma redução de 47,35% nos registros em relação ao mês de setembro de 2019.

A área da 79ª DP (Jurujuba) teve a maior redução no período acumulado, com 74,70%, seguida de queda de 56,52% na área da 77ª DP (Icaraí). Na região do Centro (76ª DP), a redução foi de 53,56%. Houve queda de 46,78% na área da 78ª DP (Fonseca) e na área da Região Oceânica (81ª DP), uma redução de 44,83%.

Com relação a roubo de veículos, o município de Niterói segue apresentando a maior redução em pontos percentuais no acumulado em comparação com os municípios limítrofes. A queda foi de 53,55% na cidade. Os melhores resultados foram nas áreas da 77ª DP (Icaraí), com diminuição de 81,76 %, seguida da 79ª DP (Jurujuba), com redução de 80,40%, 81ª DP (Itaipu), com menos 67,36 % de registros. A área da 78ª DP (Fonseca) apresentou queda de 60,80% e a da 76ª DP (Centro) teve diminuição de 49,72%.

O mês de setembro confirma baixa nos registros de roubo de carga nos últimos meses na cidade. Foram 19 em julho, 12 em agosto e apenas duas ocorrências em setembro. O mês também apresentou, no geral, uma redução de 50% em relação ao mesmo período de 2019 nos roubos de rua. Foi o menor número de registros em toda a série entre os meses de setembro desde 2003

Segurança Presente

Nesta quinta-feira (22), o programa Segurança Presente começa a atuar na Região Oceânica. Com a ampliação, o efetivo do programa chegará a 488 agentes por dia na cidade. O investimento da Prefeitura será ampliado para cerca de R$ 137 milhões por ano. Pelo convênio, o Governo do Estado cede policiais militares, que atuam na cidade nos dias de folga, e a Prefeitura de Niterói fica responsável por financiar todas as despesas do programa, incluindo o pagamento dos policiais militares e agentes civis que atuam nos bairros.

COMPARTILHE