COMPARTILHE
Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (20) aponta uma estabilidade do atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), na liderança das intenções de voto, com 37% – o mesmo que obteve no último levantamento, realizado no dia 6 de setembro. Já o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) subiu de 22% para 27%, neste mesmo intervalo, ou seja, acima da margem de erro de três pontos para mais ou para menos.
Dessa forma, a distância entre Castro e Freixo na disputa para ocupar o Palácio do Guanabara caiu de 15 para 10 pontos percentuais.
Ao mesmo tempo, o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), subiu um ponto percentual dentro da margem de erro e aparece com 7%. Cyro Garcia (PSTU) caiu um ponto percentual, também dentro da margem de erro, e aparece em quarto, com 3%.
O levantamento incluiu o candidato do PMC, o ex-governador Wilson Witzel, que sofreu impeachment no ano passado. Ele teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e está recorrendo da sentença no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Ipec também calculou o percentual dos votos válidos, quando se exclui as menções aos votos brancos, nulos e indecisos, considerando somente os votos atribuídos aos candidatos. Veja os números:
A diferença entre os dois principais postulantes ao governo do Rio de Janeiro também caiu no segundo turno. No cenário atual, Castro aparece com 45%, ou seja, uma oscilação positiva de dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, em relação ao último estudo, quando tinha 43%. Freixo, por sua vez, saltou de 31% para 35%, um avanço fora da margem de erro.
A pesquisa também aponta que Wilson Witzel (PMB) se manteve como o candidato que tem maior rejeição na disputa pelo governo do RJ:
A pesquisa, encomendada pela TV Globo, ouviu 1.504 pessoas entre os dias 17 e 19 de setembro em 39 cidades fluminenses. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ-04682/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-05082/2022.
A última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 15 de setembro, mostrou maior equilíbrio entre Cláudio Castro e Marcelo Freixo, quando foi registrado um empate técnico no primeiro turno, mas com Castro numericamente à frente. No levantamento, o governador do Rio de Janeiro aparecia com 31%, contra 27% de Freixo.
Leia mais: Datafolha registra empate técnico entre Cláudio Castro e Freixo no Rio
Já no segundo turno, Freixo demonstrou o mesmo padrão de crescimento registrado no IPEC. O deputado federal foi citado por 41% do eleitorado, ante 37% da estimativa anterior. Castro, por sua vez, oscilou negativamente dentro da margem de erro e tinha 43%.
COMPARTILHE