COMPARTILHE
Com sol e temperatura podendo chegar a 14 graus, o inverno chega às 11h58 desta quarta-feira (21), em Niterói. De acordo com o site Climatempo, todo o primeiro dia da nova estação será ensolarado, com algumas nuvens, mas sem chance de chuvas.
Leia mais: Boletim do InfoGripe detecta aumento da presença do vírus que causa bronquiolite entre crianças
Normalmente, na região sudeste, a estação se caracteriza por ser um período de poucas chuvas e queda de temperatura. Porém, é possível que este inverno seja diferente, com temperatura tendendo a permanecer acima da média em grande parte da região, além de maior ocorrência de chuvas.
Tudo por conta do fenômeno El Niño.
De acordo com nota técnica conjunta entre o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), há uma probabilidade de 90% de permanência das condições do El Niño se prolongando até a primavera, que começa em 23 de setembro.
O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. O comum é começar a se formar no segundo semestre do ano. No período de atuação do fenômeno, as águas ficam, pelo menos, 0,5°C acima da média por um longo período de tempo, quase sempre variando de seis meses a dois anos.
– Dependendo da força, o El Niño pode provocar uma série de impactos, como o aumento das chuvas fortes e secas, em determinados locais do mundo. O fenômeno pode, por exemplo, trazer novos recordes de temperatura em áreas que já experimentam valores acima da média – informa Michelle L’Heureux, cientista do Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), em boletim divulgado pelo INMET.
No Brasil, o El Niño aumenta o risco de seca na faixa norte das regiões Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva no Sul do país.
Em Niterói, a temperatura nesta quarta-feira pode oscilar entre 14 e 25 graus, com ventos moderados.
COMPARTILHE