Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Internações por Covid na rede do SUS estão perto do limite em Niterói

COMPARTILHE

Cidade oferece 194 vagas em leitos e UTIS e, segundo boletim da Prefeitura, há 190 pessoas hospitalizadas na rede pública
Sete mortes por Covid-19 foram confirmadas na última semana. Foto: Prefeitura

Niterói tem 190 pessoas internadas em leitos ou UTIs na rede pública, o maior registrado na cidade em toda a pandemia. A informação aparece no boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Niterói na noite desta quarta-feira (6). Um dia antes, eram 165 pessoas hospitalizadas. Em novembro, antes do aumento do número dos casos estabelecer uma segunda onda da doença, as internações ficavam em torno de 90 ou 100.

De acordo com a planilha de monitoramento da Covid, que a Prefeitura exibe no seu site e que serve de base para a classificação de risco da cidade, Niterói conta com 81 quartos e 113 vagas de UTI reservadas na rede do SUS para pacientes de Covid. São, segundo, o documento, 194 posições destinadas aos doentes de Covid com necessidade de tratamento hospitalar. Com 190 pessoas hospitalizadas, o sistema está bem perto de sua capacidade.

A capacidade do sistema não pode ser medida, no entanto, pelo registro de uma dia, ms por períodos mais longos, de pelo menos uma semana. Justamente por causa das oscilações. Além disso, a Prefeitura tem recursos para ampliar a oferta de leitos rapidamente para atender para evitar a superlotação.

Internações por semana, tomadas pelo pico, de acordo com boletins da Prefeitura

As internações oscilam diariamente, e normalmente a variação é pequena. O salto mais expressivo acontece num momento que rápida expansão da doença. Na última semana epidemiológica do ano, a SE 53, foram registrados nos boletins da Prefeitura 1.306 novo casos da doença.

O relatório divulgado nesta mesma quarta-feira pelo Sindicato dos Hospitais Particulares de Niterói, SINHLESTE, traz notícia melhor. A taxa de ocupação teria caído na rede privada. De 72% na semana anterior para 47 %, com 156 doentes internados. As vagas de UTI também registraram ocupação mais baixa, 61%, com 168 internados, contra 86% na semana anterior.

COMPARTILHE