Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Incêndio no Morro das Andorinhas controlado

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Depois de 24h, bombeiros continuam no local, agora, fazendo trabalho de rescaldo. Fogo atingiu Parque Estadual da Serra da Tiririca
incêndio morro das andorinhas quinta-feira 10
O incêndio destruiu vegetação perto da orla da praia de Itaipu. Foto: reprodução Bar do Jorginho

Vinte e quatro horas após o início, o incêndio no Morro das Andorinhas, em Itaipu, foi controlado. Equipes dos quarteis de Itaipu e Charitas do Corpo de Bombeiros continuam no local, agora, fazendo o trabalho de rescaldo para evitar que o fogo retorne.

Uns dos principais focos de rescaldo ficam próximos a residências, voltadas para a praia de Itaipu. Nenhuma, porém, foi atingida pelo fogo. Bombeiros “comemoraram” o fato desta quinta-feira (12) não ter tido vento forte. Caso contrário, o fogo se alastraria com mais velocidade.

Leia mais: Nível do rio Macacu, que abastece Niterói, está 16% abaixo da média

O Morro das Andorinhas fica na área do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Localizado entre Niterói e Maricá, o PESET tem 2006 ha e protege montanhas com florestas e vegetação de sobre afloramento rochoso, além de uma planície costeira com dunas remanescentes de restinga, manguezais e a orla da lagoa de Itaipu.

O PESET foi criado pela Assembléia Legislativa em 1991 através da Lei nº 1.901 de 29 de novembro. É um dos principais parques urbanos do Estado do Rio de Janeiro, ao lado do Parque Nacional da Tijuca e do Parque Estadual da Pedra Branca. Atraí milhares de visitantes e turistas, beneficiando as economias de Niterói e Maricá.

Tem como característica singular o fato de ter sido instituído após intensa campanha do movimento ambientalista. Preserva a Duna Grande de Itaipú, de grande importância arqueológica nacional e abriga o Túnel da Estrada de Ferro Maricá e a Estação Ferroviária de Calaboca. Em 1992 recebeu status internacional ao integrar Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO.

Em 8 de abril de 1832, Charles Darwin cruzou a Serra da Tiririca, escrevendo em seu diário: “Depois de passarmos por alguns campos cultivados, entramos numa floresta cuja magnificência não podia ser superada”.

A Seguir perguntou sobre as consequências do incêndio sobre o Peset para a administração do parque; a prefeitura de Niterói e o Corpo de Bombeiros. No Peset, foi informado que os dados ainda estavam sendo levantados. A Prefeitura de Niterói afirmou que aguarda a finalização do trabalho de rescaldo de todas as equipes para realizar uma análise completa da situação .

 

Rescaldo: alguns dos focos estavam perto de residências.

 

 

COMPARTILHE