COMPARTILHE
A nova sede do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi inaugurada, nesta quinta-feira (12), no Campus do Gragoatá, em São Domingos. A retomada da construção custou R$ 28,9 milhões ao município, que mantém um programa de cooperação com a UFF em diferentes setores.
Leia mais: Niterói sob tutela – o ano em que a Prefeitura teve que “ajustar a conduta
O Novo IACS, que teve sua inauguração parcial em abril deste ano, conta com 115 salas interligadas e divididas em 11 blocos compostos por espaços para as aulas e laboratórios de especificidades, tais como sala de projeção e estúdios, além de um anfiteatro, pátios e espaços de convivência. A planta contempla ainda uma galeria para exposições artísticas e culturais, em uma edificação circular nos jardins da unidade.
O complexo abrigará vários cursos de graduação. Atualmente, o IACS conta com aproximadamente 3,5 mil alunos somente na sua graduação. Fundado em 1968, o Instituto teve seu curso de Cinema reconhecido como patrimônio imaterial de Niterói.
O reitor Antonio Claudio da Nóbrega e o prefeito de Niterói, Axel Grael, participaram da cerimônia de inauguração. Juntos, percorreram algumas das novas instalações do Instituto como a sala de cinema e os estúdios de áudio e de TV.
“Eu sou engenheiro. E, como prefeito, a gente é muito demandado pelas obras, por fazer obras. Porém, mais importante que as obras, é a história por trás das obras. A história daquele projeto, a história de dedicação para que todas as etapas acontecessem. Por trás de uma obra sempre tem muita gente que dedicou trabalho, inspiração, capacidade de formular ideias. A gente vê aqui quanto esforço houve para que a Prefeitura se unisse à universidade na conclusão de um sonho de gerações de professores e alunos”, afirmou Axel Grael.
Durante a inauguração, o prefeito e o reitor firmaram mais duas parcerias: de ações na Área de Proteção Ambiental Municipal do Morro Gragoatá (APA do Gragoatá) e na execução do projeto “Quem sabe de mim sou eu”, de atividades extracurriculares para a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Para Axel Grael, ter a sede da UFF “é um orgulho para Niterói”. A lista de parcerias inclui, entre outras iniciativas, as obras do Cinema Icaraí (cuja licitação segue suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado por suspeita de irregularidades) e o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PPDA) para a promoção de soluções aos desafios do município.
– A relação da Prefeitura com a UFF é de simbiose, em que os dois se beneficiam. Não é favor colocar recursos do município na universidade. Quantas vezes também essa universidade prestou colaboração com a Prefeitura. Somos instituições públicas e o nosso patrão é o mesmo, o povo brasileiro – disse Grael.
O reitor Antonio Claudio afirmou que a cooperação foi importante, nos últimos anos, momento em que a universidade viveu o que ele chama de “terrorismo orçamentário”, com corte de metade das verbas federais.
– Essa entrega tem a ver com a demonstração de que é possível fazer cooperações produtivas em que o interesse é a população”, declarou o reitor. – Não basta o recurso Ele é necessário, mas não é suficiente. O que tem sido importante com a Prefeitura é a compreensão do papel da universidade para o município.
Ele classifica a inauguração do IACS como um marco do “processo de retomada do país”, por meio não só da ciência e da tecnologia, mas também “da cultura, da cooperação, da humanidade e da solidariedade”.
COMPARTILHE