Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Inaugurada nova emergência no Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Novo espaço conta com salas de classificação de risco, de medicação e de imobilização. A maternidade também recebeu melhorias
nova recepção e area infantil
Nova emergência clínica e ortopédica foi inaugurada, nesta quinta-feira (15). Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Uma nova emergência clínica e ortopédica foi inaugurada, nesta quinta-feira (15), no Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), no Fonseca. A unidade também passou a contar com um novo aparelho de tomografia computadorizada.

O novo espaço conta com salas de classificação de risco, de medicação e de imobilização. O investimento nas obras foi de cerca de R$ 6 milhões. A parte da maternidade também recebeu melhorias, com novas alas de emergência obstétrica (clínica e ortopédica), consultório de acolhimento da gestante, salas de exames para cardiotocografia (método de avaliação de bem-estar fetal) e ultrassonografia, além da renovação dos leitos para internações.

Leia mais: Estudo aponta Niterói como campeã de oportunidades de negócios no Rio

O HEAL, que completa 78 anos em 2023, é referência no atendimento de alta complexidade para a população de sete municípios da Região Metropolitana. Recebe em média seis mil pacientes por mês, tanto na emergência quanto na maternidade. Atualmente, são atendidas mensalmente mais de 1.500 mulheres entre gestantes, puérperas, vítimas de violência, entre outras, nesta ala da unidade.

Está prevista uma segunda etapa de obras que fará com que o HEAL tenha um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI), nova farmácia e espaço interativo na pediatria. Não foi informada a data de entrega dessas obras.

O hospital conta, atualmente, com as seguintes especialidades: Bucomaxilofacial, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Cirurgia Pediátrica, Clínica Médica, Neurocirurgia, Obstetrícia, Traumato-Ortopedia e Terapia Intensiva Adulto e Neonatal, Cirurgia Vascular e exames de apoio de diagnóstico.

A cerimônia de inauguração das novas instalações da unidade reuniu, em Niterói, dezenas de autoridades, dos governos estadual e municipal, encabeçadas pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito Axel Grael.

– Não estamos medindo esforços para transformar hospitais em todo o estado, assim como está acontecendo aqui. A população fluminense merece uma saúde pública de qualidade, que acolha e dê melhores condições aos pacientes – declarou o governador Cláudio Castro.

Já o prefeito Axel Grael destacou a importância da parceria com o governo do estado:

– Estabelecemos uma série de prioridades em diversas áreas e essas reivindicações têm sido atendidas. Em relação ao Hospital Estadual Azevedo Lima, temos a emergência mais importante do nosso município. O serviço aqui é muito bem prestado pelas equipes médicas. Trabalhamos de uma forma integrada para atender melhor à população.

A Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro assumiu a gestão do HEAL em fevereiro deste ano. As obras inauguradas foram iniciadas há dois anos.

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE