COMPARTILHE
Pouca fila e tudo muito ágil. A chuva dispersou parte dos moradores de Icaraí no domingo que marca o segundo turno das eleições em Niterói. O movimento era baixo no início da manhã deste domingo (27), dia em que a cidade elege seu novo representante.
Leia mais: A Seguir acompanha em tempo real a apuração da eleição em Niterói
O A Seguir foi a quatro pontos do bairro para ver como estava o movimento: tanto na Reitoria da UFF, pouco depois das 8h, quanto no Clube Central e Cultura Inglesa, por volta das 10h, o movimento era tranquilo, sem qualquer indício de confusão e sem fila. O tempo de espera para votar era quase nulo.
Apesar de pouca fila para votar, as ruas estavam cheias em vários pontos de Icaraí. Movimento considerado atípico para um domingo nublado e de pouca chuva.
No Santuário das Almas perto das 11h, a votação também estava bem rápida. Por lá, uma urna da seção 262 precisou ser trocada porque deu problema, mas não provocou grande fila.
– Está muito rápido. No segundo turno costuma ser assim, porque, enquanto no primeiro, a pessoa tem o compromisso em votar no vereador conhecido, no segundo, não tem mais. Além disso, o voto é todo concentrado na escolha do prefeito, então o processo é mais ágil – disse um mesário que preferiu não se identificar.
No Clube Central, levava-se em média menos de 5 minutos para votar. No Campo de São Bento o cenário anunciava o clima de votação. Diferente dos locais de votação, o movimento por lá era grande. Todos tinham ali um objetivo em comum: o direito a exercer sua cidadania.
A grande maioria eram idosos indo votar. As barracas, poucas, típicas da feira acostumadas a receber muito movimento aos domingos, estavam abandonadas.
Por volta das 8h30, a Reitoria da UFF, na Rua Miguel de Frias, estava sem fila e com todas as urnas funcionando. Quem se programou para votar cedo se deu bem.
A expectativa, segundo os mesários, é de um clima mais ameno nesse segundo turno. Não há previsão de um horário com maior concentração de pessoas, com exceção da hora do almoço – momento em que as pessoas geralmente costumam ir votar e sair para almoçar depois.
A aposentada Maria dos Anjos foi votar na companhia do seu filho. Ao chegar à Reitoria da UFF, foi surpreendida com os aplausos.
– As pessoas que trabalham lá e já a conhecem estavam estranhando ela não ter chegado ainda. Foi, como sempre, muito bem recebida. Com 91 anos, é uma das pessoas mais velhas que vota aqui – contou o filho.
COMPARTILHE