COMPARTILHE
Show de carimbó, boi-bumbá, oficinas de baile charme e exposição com fotos de personalidades em lugares históricos do Rio e de Niterói. Essa é a programação Horto do Fonseca, que recebe o Festival Arte do Encontro neste sábado (9) e domingo (10), das 9h às 18h. O evento é gratuito.
Leia mais: Dada a largada no xadrez das nomeações pós-eleições no governo de Niterói
Paralelamente, está em cartaz no Horto do Fonseca a exposição de fotografias “Avant-garde saravá“, da fotógrafa Renata Xavier, que também está a frente do Centro Carioca de Fotografia, além de ser fotógrafa oficial da Viradouro.
A mostra reúne fotoperformances, espalhadas em containers, de personalidades como Erika Januza, Ruy Castro e Torben Grael em lugares como Theatro Municipal, Sambaqui de Itaipu, Solar do Jambeiro, entre outros. Também traz imagens de artistas locais, como de capoeiristas em Jurujuba.
Lançada em 2020, a mostra está crescendo com imagens e histórias de locais por onde circula.
Segundo a curadora, o festival imprime um conceito do encontro real da comunidade, além de atividades paralelas de artistas da própria região, numa espécie de “brincadeira coletiva”, para todas as idades.
No sábado, das 9 às 11h, as crianças poderão se divertir com as brincadeiras do palhaço Tonner. Na sequência, das 11h às 13h, o grupo Égua Mana apresentará um show de carimbó e boi bumbá.
Das 14h às 17h, será realizada a oficina de baile charme com Gustavo Lôivos e Amazonas Dance.
Já no domingo, das 10h às 12h, haverá apresentação do grupo Pernas-de-Pau Flutuantes.
Das 15h às 18h é a vez da oficina baile de charme com a Família Black Star, DJ JP Shine Black e DJ Roberto.
O festival e a exposição têm patrocínio da Prefeitura de Niterói através do edital Fomentão da Secretaria Municipal das Culturas.
COMPARTILHE