Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

História em quadrinhos é tema de evento na Scuola di Cultura em São Francisco

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Um livro sobre Ziraldo e outro sobre Maurício de Sousa são destaques dentre os lançamentos que acontecem neste final de semana, em Niterói
Os livros serão lançados no domingo (3), a partir das 15h. Foto: Divulgação

Um evento anual, que acontece simultaneamente, em diversas partes do mundo, para celebrar um personagem cult de história em quadrinhos será realizado no Brasil, via Niterói. A Will Eisner Week, em homenagem ao criador do The Spirit, será realizado, na cidade, nos dias 2, 3 e 30 de março na Scuola di Cultura, em São Francisco. Toda a programação é gratuita.

Leia mais: AcervA Niterói e SG produz cerveja pelo Dia da Mulher

Nos dias 2 e 3, será realizada uma feira de quadrinistas, que vão expor e vender seus trabalhos, além de quatro painéis temáticos e da exibição de filmes da série “Profissão Cartunista”. No dia 30 haverá cinco oficinas de histórias em quadrinhos, avaliação de portfólios e demonstração de modelagem de action figures.

Ziraldo

Um dos destaques do evento é a participação do jornalista, designer gráfico, publicitário, desenhista e restaurador de quadrinhos Francisco Ucha.  No domingo, 3 de março, às 15h, ele lança seus livros “Ziraldo – Memórias” e “Mauricio & Companhia”. Em seguida acontece o painel “Ziraldo – Política e Crítica Social”, com mediação de Marisa Furtado, organizadora do evento.

Ucha foi editor do Jornal da ABI entre 2005 e 2014 e desenhista do jornal O Globo durante 11 anos. Os livros foram produzidos a partir de longas  entrevistas realizadas entre 2012 e 2015, complementadas por pesquisas abrangentes que deram às obras, profundidade, leveza e um caráter de exclusividade.

“Ziraldo – Memórias” foi indicado ao Troféu HQMix em 2023. O livro é uma homenagem a um dos mais importantes artistas gráficos e escritores do mundo. Aos 91 anos, Ziraldo é autor de obras memoráveis como a “Turma do Pererê”, “Flicts” e “O Menino Maluquinho”, além de fundador do jornal “O Pasquim” que revolucionou a imprensa brasileira.

A obra traz depoimentos exclusivos, como do jornalista Zuenir Ventura, autor de “1968: O Ano Que não Terminou”, que conta alguns “causos” sobre Ziraldo, e da cineasta Marisa Furtado de Oliveira, realizadora do documentário “Ziraldo” na série Profissão Cartunista. O Prefácio é de autoria de Ricky Goodwin, grande amigo de Ziraldo, que trabalhou com ele no “Pasquim” e na Funarte.

Já “Mauricio & Companhia” reúne as entrevistas que Mauricio de Sousa concedeu ao Jornal da ABI – órgão oficial da Associação Brasileira de Imprensa – quando Ucha era o editor da publicação.

A obra contém textos assinados pelos pesquisadores especialistas em quadrinhos Luigi Rocco e Marcos Massolini e pelo publicitário Toni Rodrigues. Este conta a parceria de sucesso da marca Cica com Mauricio de Sousa, quando seu personagem Jotalhão e a Turma da Mônica passaram a estrelar os comerciais da empresa nos anos 1960.

The Spirit

The Spirit e seu criador, Will Eisner. Foto: reprodução

É um fictício herói de histórias em quadrinhos norte-americano, criado pelo cartunista Will Eisner. Foi publicado pela primeira vez em 2 de junho de 1940 no suplemento dominical de 16 páginas conhecido informalmente como “The Spirit Section”,distribuído para 20 jornais pelo Register and Tribune Syndicate com uma tiragem combinada que alcançava 5 milhões de exemplares a cada publicação e que continuou até 5 de outubro de 1952.

Eisner trabalhou como editor, mas também escreveu e desenhou a maioria das histórias. The Spirit era um dos nomes de Denny Colt, um detetive policial considerado morto, mas que na verdade vivia secretamente como um anônimo lutador no mundo do crime, apoiado pelo seu velho amigo e chefe da polícia de Central City, Comissário Nolan. Sua base era no cemitério da cidade. As histórias abordavam uma larga variedade de situações: crime, romance, mistérios, horror, comédia, drama e humor negro.

A Scuola di Cultura fica na Av. Presidente Roosevelt, 1063, em São Francisco.

 

COMPARTILHE