Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Guarda Municipal de Niterói terá efetivo de mil agentes em 2022

Por Livia Figueiredo

COMPARTILHE

Prefeitura enviará mensagem executiva à Câmara de Vereadores para convocar mais de 200 aprovados no último concurso
Prefeito de Niterói, Axel Grael, afirma em pronunciamento em rede social que cidade terá mil guardas municipais : Foto- Luciana Carneiro
Prefeito de Niterói, Axel Grael, afirma em pronunciamento em rede social que cidade terá mil guardas municipais / Foto: Luciana Carneiro

Duas semanas depois de perder a gestão do Niterói Presente, que foi encampado pelo Governo do Estado e incorporado ao Segurança Presente, a Prefeitura de Niterói anuncia que vai reforçar a Guarda Municipal. O município pretende encaminhar uma mensagem executiva à Câmara dos Vereadores para que o município passe a contar com um efetivo de mil guardas, limite máximo permitido pela Constituição Federal. A expectativa é que os parlamentares aprovem a medida ainda este ano para que os agentes possam ser nomeados em 2022.

O anúncio foi feito durante um evento de formatura do Curso de Qualificação e Especialização II da Guarda Municipal, na Cidade da Ordem Pública, no Barreto. Na ocasião, o Prefeito Axel Grael afirmou que vai convocar aprovados no último concurso da corporação para ampliar o número de agentes. Desde 2013, Niterói aumentou o efetivo da Guarda de 300 para 714.

– A nossa Guarda já é uma referência para o Rio de Janeiro, para o nosso país. Nós vamos continuar trabalhando para que ela se desenvolva cada vez mais. Iremos convocar os aprovados do concurso público que ainda não foram chamados para que venham compor os quadros da Guarda Municipal de Niterói. Com isso, nós vamos ter um trabalho de segurança em Niterói com uma ênfase muito grande no trabalho da Guarda, sem deixar de cooperar com as demais forças de segurança que atuam em Niterói.

Atualmente, a Guarda Municipal conta com a nova sede, a Cidade da Ordem Pública, além de operar o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que monitora todo o município através de um circuito com 500 câmeras, prestando serviço à própria Guarda e às forças policiais. A Prefeitura ainda destacou que implantou o Regime Adicional de Serviço (RAS) para que o guarda possa trabalhar voluntariamente em seu horário de folga. De acordo com Grael, a Prefeitura tem planos de aumentar os investimentos na Guarda.

– Nós investimos em tecnologia com o Centro Integrado de Segurança Pública e implantamos vários programas que têm sido muito importante para o trabalho de inteligência na área de segurança e também para que a gente melhore cada vez mais a nossa capacidade elucidação de casos – destacou.

Segundo a Prefeitura, a ação da Guarda contribuiu para resultados expressivos em Niterói, reduzindo o número de roubos e letalidade ao longo dos anos: foram 394 roubos de rua em agosto de 2018, contra 102 em agosto de 2021, o que corresponde a uma queda de 74% no período. Quanto ao roubo de veículos: foram 157 em agosto de 2018, caindo para 31 em agosto de 2021, uma redução de 80%. A letalidade violenta caiu 48% no mesmo período.

Fim do Niterói Presente

Em vídeo publicado no Facebook da Prefeitura, o Prefeito relembrou o fim do Niterói Presente, que foi substituído pelo Segurança Presente. A mudança se deu no início de setembro, quando o Governo do Estado optou por não renovar o programa, que era financiado pelo município, ao custo de R$ 30 milhões ao ano. O estado assumiu o programa, mas dispõe de um efetivo reduzido de policiais, comparado ao antecessor. Além de contar com uma estrutura inferior, o programa não tem apoio do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que já tem estrutura montada para a vigilância da cidade.

A princípio, a operação contará com 30 motos e 17 automóveis, enquanto a estrutura da Prefeitura costumava dispor de 65 motos e 24 carros. A Secretaria de Estado de Governo promete superar os veículos da Prefeitura, chegando a 70 motocicletas e 25 automóveis. A compra ainda estaria em fase de licitação.

– Mesmo que tenha se encerrado o Niterói Presente, nós continuamos à disposição para cooperar com as demais forças e vamos fazer com que nossa guarda esteja cada vez mais presente cumprindo o seu papel – completou.

COMPARTILHE