Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Grael admite que Niterói não poderá comprar vacinas do Butantan

COMPARTILHE

Niterói terá de integrar o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, que vai abranger todos os municípios
covid 17
A reunião de Axel Grael e seu Secretário com o governador João Dória teve a presença, por vídeo, do Prefeito Rodrigo Neves, que está em Portugal e apareceu de barba. Foto Divulgação/Douglas Macedo

Niterói não terá mesmo como adquirir doses da vacina CoronaVac diretamente do Instituto Butantan porque todos os imunizantes serão entregues ao Ministério da Saúde para o Plano Nacional de Imunização (PNI). O prefeito de Niterói, Axel Grael, e o Secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, se reuniram por videoconferência nesta segunda-feira (11) com o governador de São Paulo, João Doria, e o coordenador executivo do Centro de Contingência do Estado de SP, João Gabbardo, para discutir a intenção de compra da vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo Butantan. O ex-Prefeito Rodrigo Neves, que em dezembro assinou o memorando de intenções para a compra, também participou da reunião por vídeo, já que está em Portugal.

Leia entrevista com médico que foi voluntário nos testes da CoronaVac em Niterói

Como já havia publicado o A Seguir: Niterói, o governador de São Paulo informou que a compra da Coronavac não será possível, uma vez que foi assinado contrato de exclusividade entre o Butantan e o Ministério da Saúde. Com isso, o prefeito Axel Grael informou que Niterói vai integrar o plano de imunização do Governo Federal, que promete vacinação simultânea em todo o país.

– Niterói está preparada para iniciar a vacinação ainda este mês, com equipes e insumos necessários. A compra integral das vacinas do Instituto Butantan pelo Ministério da Saúde é uma vitória do SUS. No entanto, é urgente que o Governo Federal coloque em prática o Plano Nacional de Imunização, do qual Niterói fará parte. Já entrei em contato com o Ministério da Saúde, Secretária de Estado de Saúde, Fiocruz e Butantan para comunicar que estamos prontos para a imunização – disse Grael.

COMPARTILHE