Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Golfinhos dão “show” no mar de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Um grupo de cerca 300 golfinhos foi de Piratininga à boca da Baía de Guanabara, nesta quarta-feira (4), seguindo em direção ao Rio de Janeiro
golfinho 4 janeiro 23
Os golfinhos próximos à Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói. Fotos: Paulo Oberlander

Um grupo de pelo menos 300 golfinhos deu “show” no mar de Niterói, na manhã desta quarta-feira (4).  O pescador e professor de stand up paddle Paulo Oberlander avistou os animais em Piratininga, onde mora. E os acompanhou até a boca da Baía de Guanabara.

– Eles se desorientaram um pouco quando chegaram na Baía porque a água é diferente, é mais poluída. Os golfinhos chegaram a nadar no meio do lixo. Também tinha um movimento de navios. Com isso, eles se espalharam. Aparentemente, foram para a Praia Vermelha, no Rio. De lá, é possível que tenham seguido em direção à Praia do Leme – contou Paulo, também ativista ambiental.

O grupo se dispersou na entrada da Baía de Guanabara.

Ele já estava no mar, por volta das 6h, quando viu os golfinhos. Reparou que, no grupo, estavam vários filhotes. Na sua opinião, eles foram atraídos pela grande quantidade de cardumes de sardinhas, no mar de Niterói.

Leia mais: Projeto da UFF coloca memes no museu

– Eu sou abençoado. Vejo golfinhos o ano todo, mas nunca tinha visto um grupo tão grande. Eles se espalhavam por cerca de 1 km. Hoje a água do mar estava mais escura e gelada do que o habitual, mas com muita sardinha – disse.

Paulo também já se deparou com baleias. Ele explicou que, nesta época do ano,  as que chegam na costa de Niterói são da espécie Bryde. Porém, Paulo observou que elas estão um pouco sumidas. As Jubartes, “mais famosas” aparecem mais durante o inverno e bem mais afastadas da costa.

Sobre os golfinhos, quem se deparar com eles, não precisa se preocupar. Segundo Paulo, ele nunca atacam:

– Eles são muito perceptíveis. Eles podem se aproximar se tiver um cardume perto de você, mas dificilmente vão encostar em alguma pessoa ou atacar.

Nesse vídeo, Paulo registrou o momento em que os golfinhos se protegem de rebocador que entra na Baía de Guanabara.

COMPARTILHE