Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Garçom, um chope! Mercado Municipal de Niterói abre as portas como nova atração da cidade

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mercadão recebeu investimento de R$ 69 milhões e oferece muitas atrações para o morador e os visitantes.
IMG-20230727-WA0082
Prefeito Axel Grael estima que o mercado vai receber cerca de 8 mil visitantes por dia. Foto: prefeitura

“Deu um trabalho danado para chegar até aqui.” A expressão do secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, idealizador do plano de recuperação do prédio histórico Art Decô do Mercado Municipal não é exagero. O prédio estava fechado há 40 anos, numa região da cidade que se deteriorava. Na inauguração, nesta quinta-feira (27),  já era possível ver a transformação, com a abertura das 172 lojas e a chegada do público. A estimativa é que o Mercado receba cerca de 8 mil visitantes por dia.

Depois de cinco anos de projetos, licitação e obras, a inauguração do Mercado de Niterói. Foto: Prefeitura

O Prefeito Axel Grael cortou a fita e descerrou a placa ao lado de secretários, empresários, políticos, e entregou para a cidade uma obra que promete se tornar uma atração da cidade, acolhendo o morador da cidade, mas recebendo também visitantes do Rio e cidades vizinhas. “O mercado tem todas as qualidades para ser um orgulho para a cidade,” destacou.

Nova atração de Niterói

Vale anotar o endereço. Avenida Feliciano Sodré, 488. Bem no acesso à ponte Rio-Niterói. O Mercado tem 9.700 metros quadrados e 172 lojas de gastronomia, decoração, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria, entre outros serviços. O local preserva as características do prédio original e mereceu todos os cuidados para receber o visitante, com refrigeração, espaços amplos, sinalização, circulação, tudo planejado e atraente.

Mercado de Niterói tem amplos espaços e preserva os traços do prédio Art Decô.

A inauguração teve festa, exposição de automóveis antigos, apresentações musicais e a bateria da Escola de Samba Unidos do Viradouro. A recuperação e a reabertura do espaço foram possíveis graças a uma Parceria Público Privada (PPP) para os próximos 25 anos. firmada entre a Prefeitura de Niterói e o Consórcio Novo Mercado Municipal. O espaço vai movimentar cerca de R$ 7 milhões por mês.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância de resgatar a região do Centro para a cidade:

-Esse lugar aqui era um vazio humano. Tinha abandono e uma série de sintomas de degradação urbana. Um investimento como este impulsiona uma série de outros investimentos que resultam na geração de empregos e no fortalecimento da economia da cidade. Tenho certeza que cada morador de Niterói e as pessoas que virão de outros lugares para visitar o nosso Mercado Municipal vão ter uma bela surpresa com esse espaço – disse Grael.

Quem visitar o Mercado Municipal de Niterói vai encontrar no térreo um espaço para comercialização de frutas (com espécies raras e de cultivo orgânico e oriundas da economia familiar), verduras, legumes, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias. Os restaurantes, cervejarias artesanais e uma adega estão no mezanino. Há também uma nova praça, boulevard e estacionamento com cerca de 200 vagas.

Sonho

O diretor do Mercado Municipal, Alan Carvalho, disse que  o mercado abre com a expectativa de receber, “em média, oito mil pessoas por dia.” Segundo ele, “os números são positivos, não só na geração de empregos, mas na movimentação da economia de Niterói.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, disse que é recompensador ver o Mercado Municipal de Niterói reaberto.

“Trabalhamos muito para chegarmos até aqui. Estamos falando de um mercado que estará entre os melhores do mundo. Não se trata somente de um mercado para atrair turistas, mas de toda uma estrutura econômica que envolve o entorno da Região Portuária da cidade. São empregos diretos e indiretos e Niterói entrando mais uma vez no mapa mundial dos grandes empreendimentos. Isso reverte em benefícios para a cidade e seus moradores”, afirmou Luiz Paulino Moreira Leite.

Ao final do encontro, Rodrigo Neves não escondia o entusiasmo. “Todo grande projeto é um sonho e nós sonhamos com a reabertura do Mercado. Aqui não será apenas mais um mercado municipal, mas o melhor mercado municipal do Brasil, do nível dos melhores mercados do mundo. Aqui é um lugar histórico.”

A prefeitura de Niterói anunciou que pretende firmar um acordo de cooperação com o governo federal para que o Mercado Municipal esteja no roteiro turístico nacional da Embratur.

COMPARTILHE