Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Fotógrafa de Niterói funda agência composta apenas por mulheres para contar histórias do futebol

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em entrevista ao A Seguir, Lívia Villas-Boas fala dos principais planos da agência, que mira atualmente na Copa do Mundo Feminina
IMG_1037
Um dos registros da fotógrafa no Campeonato Brasileiro masculino. Foto: Arquivo

O desejo de montar uma agência somente com mulheres era latente e perseguia Lívia Villas-Boas há alguns anos, mas levar o plano adiante poderia ser uma furada, já que colocar o projeto em prática poderia ser uma missão quando pensava na falta de mão de obra no esporte. Hoje, com um avanço ainda gradual, embora significativo, o cenário é diferente.

Em entrevista ao A Seguir, a fotógrafa, que é moradora de Niterói, conta que tem observado cada vez mais mulheres atuando no esporte, mas não imaginava que sua aposta repercutiria tanto quando fundou a agência Staff Images, em 2013. O projeto deu tão certo que, posteriormente, ela fundou uma agência formada por uma equipe 100% feminina: a Staff Images Woman, lançada em abril de 2021.

Leia mais: Niterói terá mural gigante de Eduardo Kobra no Hospital Antônio Pedro

– Hoje vemos mais mulheres atuando na modalidade, o que faz ter mais mão de obra e mais mulheres interessadas nesse tipo de cobertura fotográfica. Assim, conseguimos mapear no Brasil e na América do Sul as profissionais que tenham o perfil e o equipamento mínimo necessário para esse tipo de cobertura. Trabalhamos com fotógrafas freelancer e, de acordo com a competição, vemos o perfil que se encaixa melhor e escalamos a profissional que será responsável pela entrega – explica.

A Staff Images Woman atua no futebol feminino. Na falta de destaque na mídia e por falta de material para ilustrar, um dos objetivos da agência é construir um banco de imagens para o mercado. Quem tiver interesse em fazer parte do casting da Staff Images Woman, o processo é simples: basta enviar um e-mail para: contato@agenciastaffimages.com, contando a experiência em fotografar esportes e sinalizando o equipamento que utiliza.

Hoje a principal ambição da agência é estar na Copa do Mundo Feminina que acontece na Austrália e Nova Zelândia entre 20 de julho e 20 de agosto. Lívia adianta ao A Seguir que o processo ainda está em negociação, mas garante novidades em breve. Além disso, a agência criará um projeto para as mulheres que querem iniciar na fotografia esportiva e que não possuem equipamento adequado ou experiência. O objetivo é criar um canal online para tirar as dúvidas, oferecer apoio e, assim, fomentar a cadeia produtiva trazendo mais mulheres para a profissão.

A Staff Images Woman foi lançada como uma alternativa para oferecer os serviços já prestados pelo grupo da Staff Images, mas agora com o foco nos torneios nacionais e internacionais da modalidade. Com grandes clientes e nome forte no mercado da fotografia, a agência é a  oficial da Libertadores, Sudamericana, Copa América, Copa do Brasil, Allianz Parque e outros.

– Eu fico feliz a cada conquista e sempre que eu alcanço o meu objeto eu já crio um outro a ser atingido. Fiquei muito feliz quando lancei a Staff Images Woman e em poucos dias a CBF me ligou contratando a agência para atuar no Brasileirão Feminino. Ali, eu vi que realmente o projeto tinha um potencial incrível e era diferente de tudo que já haviam feito antes. Logo depois fechamos com a Libertadores FEM e a Copa América FEM – conta.

A primeira Libertadores feminina em que a Staff Images Woman atuou foi no Paraguai em 2021, mesmo ano de sua fundação. Lívia selecionou as profissionais que participaram e imprimiu todo o repertório de imagens criativas no pré-jogo em um tempo nunca visto antes na modalidade. O objetivo era formar um banco de imagens do futebol feminino Sudamericano.

Foto: Arquivo

Dedicação

Quando começou a frequentar os estádios, a fotojornalista não tinha muitas referências femininas. Eram no máximo ela e mais duas mulheres para contar história. Sem tempo para festas e feriados, ou até mesmo aniversários, já que no fim de semana se concentra a maioria dos campeonatos, Lívia foi conquistando e se consolidando, aos poucos, no segmento da fotografia voltada para esporte.

– Foi com muita persistência que ocupei esse espaço. Sempre deixei muito claro que não seria uma fase e sim um objetivo de vida estar fotografando futebol. Atuar nesse ramo me leva para vários países. Conheço várias culturas por causa da fotografia. Hoje também ocupo o espaço de mulher empresária que vive da fotografia e isso é um grande orgulho! As agências Staff Images e Staff Images Woman foram criadas para que as fotógrafas e fotógrafos possam viver da fotografia.

Foto: Arquivo

A proatividade foi a virada de chave. “Acho que vale mais do que um equipamento top de linha ou até mesmo do que o talento. Quantas pessoas com talento não desenvolvem nada de importante na vida porque não são proativos? O proativo faz acontecer, não espera a oportunidade”, provoca.

Na época que trabalhava em um jornal, Lívia conta que os diretores não enviavam fotógrafos para jogos de futebol porque eles começavam muito tarde e ninguém queria ir. Foi quando ela teve a ideia de tirar seu carro da garagem para fazer a cobertura depois do expediente. A iniciativa deu tão certo que a efetivaram na função.

– O meu conselho para quem está começando na profissão é: seja persistente. Se você realmente deseja trabalhar com fotografia, nada vai te parar. Existem diversas possibilidades, é só saber olhar o mercado. Seja paciente porque não é da noite para o dia que se constrói experiência e passar por todas as etapas dos equipamentos é super importante, começando do mais básico, como um kit de entrada da Canon e depois, conforme você for evoluindo, as conquistas serão muito mais valorizadas – destaca.

Faça chuva ou faça sol, sempre em busca dos melhores cliques. Foto: Arquivo

O começo de tudo

Desde criança Lívia andava com um câmera fotográfica amadora. Já estava tudo acertado: seu avô comprava os filmes e revelava tudo que ela fotografava. Passado um tempo, depois seu pai lhe deu de presente sua primeira câmera profissional. Atenta, não era difícil ler que o destino já estava traçado: sempre quando lia o jornal, Lívia reparava no crédito da imagem antes mesmo de fazer a faculdade de fotografia. Mas ela não descarta a importância da formação acadêmica.

– A faculdade abriu a minha mente para a história da fotografia e a história da arte. Assim, consegui ir muito além dos livros técnicos de fotografia que eu já estudava desde a adolescência – revela.

A relação com Niterói

Como uma boa moradora de Itacoatiara, Lívia sempre adotou como hábito fotografar a praia nos dias de eventos de surfe. Em outro canto da cidade e numa realidade bem díspare, ela recorda um trabalho que fez na comunidade do Palácio no Ingá, quando passou meses registrando o dia a dia da comunidade fotografando o futebol do fim de semana, os eventos da comunidade e a paisagem do Morro do Palácio.

Nas horas livres, Lívia gosta de frequentar as praias de Niterói. Como mora em Itacoatiara, costuma fazer muito exercício ao ar livre e ter  contato com a natureza. Também aproveita o mar calmo de Itaipu para fazer remadas 2x por semana: “Assim tenho a visão da cidade de vários ângulos e enalteço essa beleza sempre que posso registrando esse momentos”, conta.

Referências

O Sebastião Salgado é uma grande referência para Lívia. Quando estudava na escola Aldeia Curumim, a professora de artes apresentou durante uma aula as imagens do Sebastião e desde então foi caso perdido. Logo depois a saudosa Isabel Plá fez um trabalho incrível na escola montando uma exposição com fotos de uma tribo indígena de Paraty. “Ver a foto impressa em um tamanho grande me marcou muito e eu disse para ela que também seria fotógrafa”, completa.

A Agência

No mercado desde 2013, a Staff Images é conhecida por ser especializada em coberturas fotográficas de diferentes modalidades esportivas, principalmente o futebol. A equipe é formada por cerca de 100 profissionais parceiros que atuam em 10 países.

Recentemente, a parceria entre Staff Images e a Copa Libertadores da América (Conmebol) foi renovada por mais dois anos. Vencedora da licitação realizada pela principal entidade do futebol sul-americano, a agência fará a cobertura fotográfica completa de todas as competições masculinas e femininas promovidas pela Conmebol nos anos de 2023 e 2024.

Os direitos correspondem às competições mais importantes do continente, como a Libertadores, Sul-americana e Recopa, bem como competições de clubes como a Libertadores Feminina.

Iniciada em 2018, a parceria já rendeu mais de 160 mil imagens compartilhadas, nas diversas competições com cobertura completa em todos os países da América do Sul, com fotógrafos e fotógrafas espalhados por todo o continente.

COMPARTILHE