Niterói por niterói

Publicado

Firjan e Prefeitura firmam acordo voltado para o desenvolvimento sustentável de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

No mesmo evento, 33 empresas da cidade foram certificadas pela Prefeitura por boas práticas em neutralização de carbono
certificação de empresas de niterói sustentabiliade
A Prefeitura de Niterói certificou 33 empresas por boas práticas em neutralização de carbono. Foto: Prefeitura de Niterói

A Firjan e a Prefeitura de Niterói firmam um acordo de cooperação técnica para a promoção de iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Leia mais: Debandada geral: 900 mil veículos vão passar pela Ponte Rio-Niterói no feriadão

O objetivo é contribuir com a estruturação de medidas que farão parte do Programa Municipal de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono.  A iniciativa foi formalizada por meio da Firjan Leste Fluminense e conta com o envolvimento da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal do Clima.

O acordo foi formalizado durante o Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (Fits Clima), um encontro Pré-Cop28, que reuniu cerca de 400 pessoas em debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no último dia 5, no Theatro Municipal de Niterói.  Cop28 é a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece no fim de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

– Não tem como a indústria ficar de fora de uma iniciativa como essa. A Prefeitura de Niterói sai na frente assinando um acordo de cooperação com entidades e cabe à Firjan, transmitir conhecimento técnico e empresarial para o programa. Essa ação comunga com a agenda Brasil 4.0, com inovação e meio ambiente – afirmou o conselheiro da Firjan Leste, Ruan Carlos Teixeira de Oliveira, que participou do evento.

Segundo ele, o programa que será implementado, a partir do acordo de cooperação, visa certificar empresas niteroienses que, comprovadamente, adotem boas práticas de neutralização de carbono. A iniciativa tem como foco ampliar e fortalecer mecanismos de promoção do desenvolvimento sustentável, especialmente, no que se refere às questões climáticas.

Por meio da ação, busca-se a adoção de políticas públicas voltadas para a formulação de medidas que envolvam questões ambientais, sociais e de governança corporativa. A proposta visa o compartilhamento de experiências para o fortalecimento da capacidade técnica dos participantes.

Com o foco no desenvolvimento econômico de diversos setores da indústria no Estado, a Firjan contribuirá com propostas que conciliem competitividade empresarial com crescimento sustentável, através de boas práticas de sustentabilidade e de responsabilidade social.

Certificação

Durante o Fits Clima, a Prefeitura de Niterói certificou 33 empresas da cidade por boas práticas em neutralização de carbono.

– Essa certificação mostra que a política pública do clima da Prefeitura de Niterói está se infiltrando na sociedade. Houve uma adesão que nos surpreendeu com essas primeiras 33 empresas, nesse esforço deles pela certificação. Isso é muito importante porque a gente prova que é possível, e fundamental, fazer políticas públicas do clima na cidade – afirmou o prefeito Axel Grael.

O Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono tem o objetivo de incentivar empresas e associações a adotarem práticas sustentáveis para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Dentre as empresas que receberam a certificação estão cervejarias, colégios, condomínios residenciais e empresas de diversos segmentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE