Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Fiocruz atualiza documento sobre retorno às atividades escolares

COMPARTILHE

Fiocruz atualiza documento sobre retorno às atividades escolares
Sala com distanciamento, como recomenda a Friocruz. Foto- Divulgação FME:SME
Sala com distanciamento, como recomenda a Friocruz. Foto: Divulgação FME/SME

A Fiocruz acaba de lançar uma versão atualizada e ampliada do documento que reúne um conjunto de recomendações sobre as atividades presenciais escolares no contexto de pandemia. Esta nova edição traz como novos elementos questões como a vacinação de crianças e adolescentes, a transmissão aérea da Covid-19, os possíveis riscos em ambientes fechados e como enfrentá-los, entre outros temas. O material, publicado originalmente em março, tem a coordenação da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e é baseado em evidências e informações científicas e sanitárias, nacionais e internacionais.

De acordo com o documento da Fiocruz, a vacinação de jovens de 12 a 18 anos pode significar um retorno mais rápido à prática de esportes e a uma socialização mais completa, incluindo o fortalecimento das relações intergeracionais na família e na comunidade. O documento sugere que a implementação da vacinação para adolescentes pode reduzir significativamente o fechamento prolongado de turmas, escolas e interrupções de aprendizagem, e reforça que a vacinação de adolescentes em situação de vulnerabilidade clínica ou necessidade educacional especial pode ajudar a garantir a segurança e a oportunidade de acesso à escola e à educação.

– O risco de afastamento dos menores de 18 anos de suas atividades normais como escola e eventos sociais pode se revelar um risco maior do que o da própria Sars-CoV-2 para eles. Não há razão para acreditar que as vacinas não devam ser igualmente protetoras contra a Covid-19 em adolescentes como são em adultos e, em conjunto com as medidas de distanciamento e uso de máscaras, propiciem um retorno às aulas ainda mais seguro – destacou a coordenadora do grupo de trabalho (GT) da Fiocruz sobre o assunto e assessora da VPAAPS, Patrícia Canto.

O Grupo de Trabalho (GT) da Fiocruz ressalta que em um cenário de alta transmissão comunitária da Covid-19, ainda com a vacinação completa inferior a 30% da população, o funcionamento das escolas com atividades presenciais precisa estar associado à manutenção das medidas não farmacológicas de controle da transmissão. Para um retorno efetivamente seguro, sobretudo nos ambientes escolares, as seguintes medidas de proteção devem ser consideradas, como a adaptação para ventilação e melhoria da qualidade do ar dos ambientes; uso de máscaras com comprovada eficácia; definição de estratégia para rastreamento e monitoramento de casos e contatos na escola e medidas para suspensão de atividades presenciais; manutenção do distanciamento físico de, pelo menos, 1,5 metro; e orientações sobre higienização contínua das mãos.

Outro ponto destacado no documento é que, para a maior segurança de toda comunidade escolar, as pessoas com sintomas respiratórios não devem sair de suas casas, exceto para procurar serviços de saúde. Eles devem evitar transportes públicos e não devem frequentar aulas ou o locais de trabalho.

Segundo o GT da Fiocruz, o plano de retorno às atividades presenciais de ensino deve ser aprovado após ampla discussão com a comunidade escolar e continuamente atualizado. O documento traz, ainda, indicações para medidas de suspensão de atividades presenciais mediante o rastreamento de casos e contatos nas escolas e aborda a ventilação, além de outros parâmetros que influenciam o risco de infecção aérea da Covid-19.

O GT da Fiocruz se dedica ao tema há mais de um ano, com o intuito de pesquisar, discutir e trocar experiências com outras iniciativas da sociedade. A publicação apresenta aspectos de análises epidemiológicas, informações clínicas sobre o adoecimento e transmissibilidade, testes, vacinação, ventilação entre outros. O objetivo central do documento é reafirmar a valorização da proteção da comunidade escolar, para evitar a disseminação do Sars-CoV-2 em um contexto de retomada das atividades presenciais nas escolas.

Desde o primeiro documento, publicado em setembro de 2020, o grupo vem destacando a importância da escola como promotora da saúde por meio de recomendações que contribuam para a segurança do retorno e a manutenção das atividades planejadas, com a máxima redução de riscos possível.

COMPARTILHE