12 de maio

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Fiocruz alerta: cresce o número de hospitalizações por influenza

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Boletim InfoGripe apontou que, em 13 estados do país, ocorre um aumento nas hospitalizações por influenza. O Rio de Janeiro é um deles.
WhatsApp Image 2025-05-10 at 14.37.41 (1)
Dia D da vacinação contra Influenza foi realizado no último dia 10. Foto: Prefeitura de Niterói

O mais recente boletim InfoGripe da Fiocruz apontou que, em 13 estados do país, ocorre um aumento nas hospitalizações por influenza. O Rio de Janeiro é um deles.

Leia mais: Vacinação contra a gripe bate recorde no dia D em Niterói

Segundo o estudo, divulgado no último dia 8, os outros estados onde há aumento da doença são: Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O levantamento da Fiocruz mostra que, apesar de as infecções por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) ainda serem as mais prevalentes entre os casos positivos, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, com 55,7% dos casos, a influenza A surge com o segundo vírus com o maior número de casos nesse período (26,7%).

– A gente continua observando um crescimento das hospitalizações pelo vírus da influenza A em muitos estados do país, sendo que essas internações atingem tanto jovens como adultos e idosos – informou – Tatiana Portella, pesquisadora do InfoGripe.

Sintomas da influenza

A infecção pelo vírus da influenza, popularmente conhecida como gripe, costuma ter sintomas bastante intensos, capazes de “derrubar” o paciente. Entre os principais sintomas da doença estão:

  • Espirros
  • Tosse
  • Dor de garganta
  • Dor no corpo
  • Febre
  • Fadiga
  • Falta de apetite

Por normalmente se tratar de quadros que impossibilitam que a pessoa siga com a rotina, os médicos explicam que orepouso e a hidratação são grandes aliados. Medicamentos devem ser usados mediantes prescrição médica.

 

Com G1

COMPARTILHE