Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Fim de semana em Niterói terá agenda cultural intensa; confira a programação

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O A Seguir: Niterói preparou uma lista com a programação que reúne pré-estréia de filme, apresentações musicais e workshops
Pixinguinha_PapricaFotografia_1101350 (2)
Foto: Divulgação
Depois de alguns fins de semanas de tempo instável, a chuva dará uma trégua em Niterói. O sol irá tomar conta do fim de semana, mas não deve durar muito. Na próxima segunda-feira (8), o clima chuvoso deve se estender pela semana, então vale tirar a roupa de banho do armário, pegar uma praia, fazer um piquenique no parque, ou até mesmo aproveitar a intensa agenda cultural do fim de semana.
O festival “Pras bandas de cá”, que dá espaço a artistas da cena local, realizado na sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, entra na sua última semana de atrações. Além disso, tem a primeira grande pré-estreia do cinema nacional durante a pandemia neste sábado, 6 de novembro.  O filme “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso” será exibido às 19h30, na Sala Nelson Pereira dos Santos. É necessário levar um 1kg de alimento não-perecível, que será destinado à campanha Niterói Solidária. E, claro, apresentar comprovante de vacinação.
O Circo Teatro Saltimbanco, fundado pela família Cerícola, está de volta em Niterói após 60 anos. É  a primeira apresentação de um circo na cidade desde o começo da pandemia. O espetáculo “Tu Vens”, inspirado na música de Alceu Valença, entrou em cartaz nesta quinta (4) e ficará até 14 de novembro, com um show novo a cada noite.
Confira a programação abaixo:
  • Piquenique no horto do Fonseca

O Horto Botânico do Fonseca já é um espaço consolidado de lazer na Zona Norte de Niterói e desde maio o local oferece um espaço exclusivo para piquenique, o “Espaço PicNic”, com a proposta de ser um ambiente familiar e um refúgio ao ar livre para as pessoas durante a pandemia. A utilização do espaço depende de agendamento e há limitação de pessoas por grupo.

O agendamento do “Espaço PicNic” pode ser feito pelo e-mail regionaladm@gmail.com, ou pessoalmente na Administração Regional do Horto do Fonseca, das 9h às 16h. É necessário apresentar o CPF. O número máximo de pessoas por grupo é de 15 pessoas, e o tempo de permanência é de até três horas.
  • Festival “Pras bandas de cá”

O Festival “Pras bandas de cá” chega à última semana na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, com uma programação diversa. O evento segue à risca o protocolo sanitário contra Covid-19 e, por isso, a Sala funcionará com 70% da sua capacidade total. A apresentação de comprovante de vacinação completo e o uso de máscara são obrigatórios.
Nesta sexta-feira (5), às 20h, o público poderá conferir o show da banda DKV, que terá seu show gravado ao vivo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link.

DKV

Formada em 1994, o grupo rapidamente ganhou a atenção do público e produtores devido a uma sonoridade baseada nas influências ská, reggae e rock. A banda fez sucesso em rádios e canais como MTV e Multishow.

No repertório, além dos clássicos da banda, há releituras de sucessos nacionais e internacionais.

Ella Z

A cantora Ella Z fará show neste domingo (7), às 19h30. A artista participou de diversos festivais, shows e programas de TV, dentre eles: The Voice Brasil, da Rede Globo, The X Factor Brasil, da Band e um quadro musical no Programa do Datena, também da Band.

Os ingressos para a apresentação de Ella Z podem ser adquiridos pelo site da Sympla, pelo link.

  • Pré-estréia do filme Pixinguinha + apresentação musical

O filme “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso” terá sua pré-estreia neste sábado, 6 de novembro, às 19h30, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. O ingresso para a pré-estréia é um 1kg de alimento não perecível, que será destinado à campanha Niterói Solidária.

Dirigido por Denise Saraceni, o longa celebra a vida e a obra do compositor que é considerado um gênio e o pai da MPB: Alfredo da Rocha Vianna Filho. Antes da exibição, às 19h, haverá apresentação musical do instrumentista Ronaldo do Bandolim, mestre do chorinho.

No elenco, o ator, cantor, compositor e multi-instrumentista Seu Jorge dá vida a Pixinguinha. Taís Araújo é Betí. Danilo Ferreira, Agatha Moreira, Tuca Andrada, Klebber Toledo e Milton Gonçalves também estão no elenco.

Protocolos sanitários:

O evento será realizado seguindo o protocolo sanitário de Niterói, com medidas como a obrigatoriedade do uso de máscara. De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.

  • A volta do circo Saltimbanco

O Circo Teatro Saltimbanco, fundado pela família Cerícola, está de volta em Niterói. A lona erguida na Concha Acústica, em São Domingos, quebra o jejum de quase 60 anos desde que a trupe se apresentou em Niterói pela última vez.

É  também o primeiro circo a se apresentar na cidade desde o começo da pandemia. O espetáculo “Tu Vens”, inspirado na música de Alceu Valença, entrou em cartaz nesta quinta-feira (4) e ficará até 14 de novembro, com um show novo a cada noite.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo link.

  • Peça “A menina que roubava livros”

“A Menina que roubava livros” é o novo espetáculo do Grupo Teatro Novo, que estreia nesta sexta-feira, 5 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói, em curta temporada com apresentações também nos dias 6 e 7 de novembro (sempre às 18h). O espetáculo é baseado no texto original de Markus Zusak e tem como referência o filme “A menina Que roubava livros”, direção de Brian Percival. No elenco, 14 atores com deficiência intelectual. A direção é de Rubens Emerick Gripp. Todas as apresentações do espetáculo contam com interprete de libras. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link.

Sobre a peça

Durante a segunda guerra mundial, uma jovem garota chamada Liesel sobrevive à guerra através dos livros que ela roubava. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e a escrever. Liesel partilha os seus livros com seus amigos, incluindo um jovem judeu que vive na clandestinidade em sua casa.

  • Workshop de yoga no Espaço Casa

Neste sábado, o Espaço Casa receberá o Workshop de Yoga Terapia Hormonal, com @angeluzyoga.  A proposta é ensinar obre a técnica, que elimina os sintomas e incômodos da queda hormonal. O curso é voltado para alivar o estresse, hipotiroidismo, climatério e para as mulheres que estão na menopausa.

O curso será realizado das 8h às 10h e tem como investimento: R$ 50,00. O Espaço Casa fica localizado na Avenida Padre Natuzzi, 126, em São Francisco.

  • “Histórias não contadas”, no Teatro Popular

“Histórias não contadas”, da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, desembarca no Teatro Popular de Niterói. Concebido e dirigido pela niteroiense Fabiana Nunes, o espetáculo tem trilha sonora composta  exclusivamente para o balé pelo niteroiense João Pinaud. A entrada consiste em um 1kg de alimento não perecível, material de limpeza ou de higiene pessoal. A ação faz parte da campanha Niterói Solidária da Prefeitura de Niterói. As senhas serão distribuídas no local a partir das 18h. A apresentação neste sábado (6) será às 19h.

O acesso ao Teatro Popular Oscar Niemeyer só é permitido com o comprovante de vacinação, que pode ser feito através do cartão de vacinação ou da apresentação impressa ou virtual do portal “CONECTE SUS”. 💉

O Teatro Popular Oscar Niemeyer segue todas as normas de segurança, com distanciamento social, utilização de máscaras e álcool em gel.

COMPARTILHE