Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Festival Niterói Cervejeiro vai reunir 15 marcas locais para comemorar os 449 anos da cidade

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Evento será realizado de sexta (25) a domingo, no Reserva Cultural. Terá área gastronômica, espaço kids e shows de 14 bandas de Niterói
cerveja artesanal
Juntas, as marcas vão garantir cerca de 100 rótulos de cerveja artesanal. Foto: Pixabay

Ser uma grande vitrine para marcas locais. Esse é o objetivo do festival Niterói Cervejeiro, que acontece de 25 a 27 de novembro, no Reserva Cultural, em São Domingos. O evento faz parte da programação pelos 449 anos da cidade.

Participam 15 cervejarias. Algumas têm fábrica própria, outras são ciganas, ou seja, terceirizam a produção. São elas: Belgarioca, Dead Dog, Noi, Masterpiece, Máfia, Malteca, BrewLab, Bitta Bier, Matisse, Fractal, W-Kattz, Habeas Copos, Marauú, Seiva e Mahi.

Juntas, vão garantir cerca de 100 rótulos, dos mais diversos estilos de cerveja artesanal.

A área gastronômica também será abastecida somente com “prata da casa”. Serão 16 estações de comida de estabelecimentos como Armazém São Jorge, Ossos, Sal e Baunilha e Boteco Confraria.

No palco, com direito a telão ao fundo, vão se revezar as bandas Bloody Mary, Eduardo Camacho, Sinfônica Ambulante, Va’a Surf Band, Os Imortais (Renato Russo e Charlie Brown Jr), The Walking Band, Dr. Gori, Jack 89, Bilhete Blues, Radial 80, Hi-On Heads, Lekolé e Violudico.

Leia mais: A bola vai rolar, na Copa e nos bares de Niterói

O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que tem o núcleo Niterói Cervejeiro. Foi lá que “abrigou” o processo de criação de uma legislação amigável para incentivar o crescimento do segmento, em vigor na cidade. Um dos desdobramentos dessa iniciativa foi a criação do Selo Niterói Cervejeiro que atesta, entre outras coisas, boas práticas de produção e comercialização para marcas locais que o recebe.

A realização do festival está por conta da Coordenadoria de Gestão de Eventos (CGE) e conta com o apoio da Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo, Neltur, Sebrae, Escola de Cerveja da Firjan e Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Cada uma dessas instituições terá o próprio estande. A AcervA, por exemplo, vai realizar, no local, duas brasagens, ou seja, vai produzir cerveja diante do público.

No sábado (26) serão produzidos 20 litros de uma Red Ale; no domingo, 50 litros de uma Pattersbier. No comando das brasagens estará Fernanda Marques, uma das diretoras da AcervA Niterói e São Gonçalo, que vai colocar a panela no fogo (literalmente) às 13h, dando início ao (demorado) processo de produção da bebida.

No estande da Firjan será possível conhecer detalhes sobre a escola cervejeira que a instituição mantém na Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro.

A UFF vai apresentar seus projetos que unem turismo e cerveja. Enquanto o Sebrae estará a postos com seus serviços voltados para o pequeno e médio empresário.

No primeiro dia do evento, está prevista a realização de uma rodada de negócios com a participação dos donos das cervejarias.

O festival vai se espalhar por toda a área do Reserva Cultural e ainda terá um espaço Kids. A entrada é franca, mas pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos. Abertura às 12h, todos os dias.

COMPARTILHE