Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Festival ID: Rio veja a programação completa do fim de semana

Por Livia Figueiredo

COMPARTILHE

Evento realizado no Reserva Cultura, em São Domingos, terá palestras, desfiles e música até domingo
ID- Rio vai até domingo, no Reserva Cultural. Foto- Livia Figueiredo
ID: Rio vai até domingo, no Reserva Cultural. Foto: Livia Figueiredo

O Festival ID: Rio desembarcou em Niterói nesta sexta-feira (15), no Reserva Cultural, marcando a retomada dos eventos na cidade depois de 19 meses de combate intenso à pandemia. Apresentada pela Enel Brasil, essa é a primeira edição da mostra que reúne moda, cultura, música e rodadas de palestras sobre o empreendedorismo e economia criativa. A série de encontros e debates começou ainda pela manhã, mas foi a partir das 19h que o evento foi oficialmente lançado, com desfiles e música.

Participaram da abertura o Diretor regional do Senac, Sergio Ribeiro, a Diretora de educação da entidade, Vilma Freitas, a Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, Daniele Barros, o diretor de eventos da Prefeitura de Niterói, Elias Gass, e o Secretário Executivo de Niterói, Bira Marques.

De acordo com o diretor e idealizador do ID: Rio, Claudio Silveira, o festival nasce com o objetivo de fomentar a economia criativa de Niterói, fortalecer as marcas locais do interior do Estado do Rio e os empreendedores da cidade, dando espaço para a inovação e incentivo à cadeia produtiva.

– Se a gente os ensina a trabalhar, dá as ferramentas para mostrarem seus trabalhos, isso valoriza a cena local dos pequenos empreendedores, que fazem um trabalho de muita relevância, mas de pouca visibilidade. A ideia do ID:Rio é criar essa nova identidade, potencializar a economia criativa, valorizar os produtos e capacitar as pessoas. Tudo em uma roupagem mais moderna, que dialogue com as tendências da moda, com esse frescor – explica Claudio Silveira, que traz na bagagem 22 anos de experiência à frente da Dragão Fashion Brasil, de Fortaleza, o maior de marcas autorais da América Latina.

Para o diretor da eventos da Prefeitura de Niterói, Elias Gass, o evento é um marco da retomada das atividades da cidade. Ele destaca que um festival desse porte acaba influenciando a cadeia produtiva da cidade, o que inclui uma grande equipe técnica que faz o evento acontecer. Em entrevista ao A Seguir, ele destaca que a cidade está vivendo um recomeço.

– Um evento desse porte aumenta o fluxo de pessoas na cidade e traz movimento para os restaurantes, a livraria e o cinema do Reserva. A Prefeitura está muito focada nessa retomada da cidade em segurança absoluta. Com o suporte também do coordenador de eventos da Prefeitura, Felipe Gagliano, o Festival ID:Rio traz para a cidade esse espírito de retomada, de alegria e de esperança. Os investimentos foram feitos com segurança e responsabilidade, porque é exigido o comprovante da vacinação para a entrada. Depois dessa tragédia da Covid, as pessoas precisam ter sinalizações positivas – avalia.

Da esquerda para a direita: Fernando Brandão, diretor da Sala Nelson Pereira dos Santos, Cláudio Silveira, e Bira Marques, Secretário Executivo de Niterói

O evento

O Festival ID: Rio é um evento multiplataforma gratuito, que vai até domingo, reunindo atividades de estímulo direto ao empreendedorismo do trade da moda do Rio de Janeiro. Idealizado pelo diretor do DFB Festival, o ID: Rio é voltado para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de estilismo, design, administração, marketing, moda e áreas afins. Para ter acesso às palestras, será solicitado o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

O ID: Rio traz em seu escopo, o “Rio_Moda_Summit”, em parceria com o Senac RJ, que será apresentado em dois dias de palestras, com mesas redondas, workshops e talk show. Além disso, a programação do festival conta com o “ID: Niterói_Music”, que consiste em uma série de shows gratuitos em três dias, além de desfiles colaborativos, reunindo o melhor da moda produzida no polo de Cabo Frio. O festival também conta com uma vitrine virtual, que tem como proposta facilitar o acesso entre micro e pequenos produtores e mercado, estimular o empreendedorismo e garantir maior visibilidade a marcas de todo o interior do Estado.

Festival ID: Rio/ Foto: Thais Gadelha

Confira a programação do fim de semana:

Sábado (16/10)
10h – PALESTRA – Tudo sobre processo criativo: da ideia até a vitrine Palestrantes: Rosilane Jardim – Karamello; Denise Faertes – Fruto do Conde; e Ursula Carvalho – Especialista em Moda (SENAC RJ).

11h – DEMONSTRAÇÃO – UPCYCLE: Consumo e produção consciente Condutora: Mirella Rodrigues

14h- WORKSHOP SOMOS CAPACITAS: Empreendedorismo e encantamento de clientes Facilitador: Rodrigo Alvite (Hotel H Niterói)

14h40 – Estratégias para marcas iniciantes nas redes sociais Facilitadora: Sarah Elydio (especialista em estratégia e varejo)

15h10 – O Perfil do empreendedor de sucesso Facilitador: João Bisneto – Gestor de perfil comportamental CIS Assessment

15h40 – Somos Talk: histórias inspiradoras de empreendedorismo Participantes: Giovana Pujol – Giovana Pujol – Articulações Corporativas no Parque Tecnológico da UFRJ; Kelly Goldoni – CEO da Goldoni Conecta – Jornalista e Estrategista em MKT; Leticia Torzecki – Empreendedora Multifranqueada; e Tatyane Luncah – CEO do Grupo Projeto e Mentora de Empresárias.

– Fashion Film de marcas dos polos produtivos do Rio de Janeiro: Bentha, La Vie Sports, Aglaia, Casa Verde, Fruto do Conde e Vanilla Eyewear.

Dias 15, 16 e 17, na plataforma do evento
Participação de alunos de make, cabelo e produção de moda no backstage

Sexta (15/10), às 18h
– Bate-papo com os organizadores do livro Cozinha de inovação: pesquisa e inovação na cozinha do Senac RJ: Osvaldo Gorski, Gisela Abrantes e Juliana Jucá.

Sábado (16/10), às 18h
– Bate-papo com Paula Acioli, autora do livro A culpa é do Rio! A cidade que inventou a moda do Brasil.

Programação ID: Niterói Music

SEXTA – 15/10
16h00 – Felipe Roale 18h00 – Luiza Reis 20h00 – Bloddy Mary 21h00 – Felipe Roale

SÁBADO – 16/10
16h00 – Felipe Roale
18h00 – Thalita Pertuzatti
19h30 – O Zunido 20h30 – Rodrigo Santos 21h00 – Felipe Roale

DOMINGO – 17/10
16h00 – Felipe Roale 18h00 – Mira Callado 19h00 – Hexotria 20h30 – Gabriel O Pensador

Serviço:

Festival ID: Rio 2021
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói
Dias: 15 a 17 de outubro
Instagram: @idriofestival

Para adquirir os ingressos, clique no link

COMPARTILHE