COMPARTILHE
A Festa de Catopês, típica da cidade mineira de Montes Claros, será o tema do enredo do Carnaval 2024 da Acadêmicos de Niterói. A agremiação, que é a ex-Acadêmicos do Sossego, desfila na Série Ouro do Rio de Janeiro.
Capotês são grupos de congadas tradicionais, ao lado das Marujadas e Caboclinhos, que fazem parte das festas religiosas do mês de agosto, em Montes Claros. De origem católica, são realizadas em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo. O enredo autoral “Catopês – Um céu de fitas”, foi desenvolvido pelo novo carnavalesco da escola, Tiago Martins.
Leia mais: Culto à serpente será o enredo da Viradouro para o Carnaval 2024
O Catopês surgiu há mais de 184 anos pelas mãos dos negros escravizados de antigas fazendas na região do Arraial das Formigas, atual cidade de Montes Claros.
Foi também através de personagens de resistência cultural como Mestre Zanza, que foi comandante do primeiro terno de Nossa Senhora do Rosário, o mais antigo da cidade, que as manifestações culturais e folclóricas das tradicionais Festas de Catopês de Montes Claros ganharam força.
O sorteio para a ordem de desfiles da Série Ouro de 2024 será realizado no dia 3 de maio. No próximo Carnaval, 16 agremiações estarão na disputa do título de campeã e, consequentemente, da única vaga no Grupo Especial no ano seguinte. A campeã de 2023 foi a Porto da Pedra. A Acadêmicos de Niterói ficou em quinto lugar.
COMPARTILHE