Niterói por niterói

Publicado

Festa japonesa é atração em Petrópolis

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O Bunka-Sai vai transformar o Palácio de Cristal em um reduto japonês. A festividade, será realizada até domingo, 20 de agosto
Bunka Sai 2
Cidade serrana vai apresentar a diversidade cultural do Japão. Foto: Divulgação

Por mais um ano, o Bunka-Sai vai transformar o Palácio de Cristal em um reduto japonês. A diversidade cultural do Japão vai ganhar destaque durante a festividade, que será realizada até domingo, 20 de agosto, em Petrópolis, com espetáculos de danças folclóricas e músicas inspiradas nos animes mais famosos. Oficinas de mangá, origami e palestras, contação de histórias, artes marciais, música tradicional, com apresentações de taiko, os tambores japoneses, e outras performances prometem encantar os espectadores nessa 14ª edição do evento.

Leia mais: Caio Martins: Sem shopping; rua passando pelo meio, talvez

Programação

Na sexta-feira, 18, alunos da rede municipal de ensino vão participar de palestras sobre a relação Petrópolis/Japão e das oficinas de mangá, undokai (gincana esportiva) e judô, em dois turnos: manhã e tarde.

Às 17h e 18h, nas tendas montadas no jardim do Palácio de Cristal, serão oferecidas sessões de moxaterapia, técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. A programação segue com treino de karate, às 19h, e se encerra, às 20h, com Bom Odori, dança folclórica japonesa.

No sábado pela manhã, a essência guerreira do Japão será representada em demonstrações de artes marciais, das 9h às 12h. Destaque para a participação de Matheus Domingues Moreira, conhecido como Matheus Judoca Especial. O atleta de 18 anos, tem síndrome de down e é um verdadeiro exemplo de determinação e superação.

O dia segue com oficinas, apresentações de taiko, com o Rio Nikkei Taiko, que vai ministrar, ainda, um workshop de tambores japoneses, às 16h. Para os fãs da cultura pop japonesa, o Concurso de Cosplay será uma oportunidade de se vestir como personagens icônicos de anime, mangá e videogames. Os personagens farão parte do evento, durante os quatro dias e o concurso está marcado para o dia 19, sábado, às 20h30.

No domingo, último dia de evento, vai ter apresentação de jiu-jitsu, contação de histórias, desfile de kimono, premiação dos concursos de fotografia das cerejeiras e de mangá, entre outras. Nas tendas no Palácio de Cristal, oficinas de língua japonesa, de pipa, animes e mangá. A programação encerra com apresentações de canções japonesas, às 18h, e danças folclóricas, às 19h.

No jardim do Palácio, três restaurantes japoneses vão vender as delícias da gastronomia oriental, além de um espaço da Associação Nikkei de Petrópolis e as cervejas artesanais de Petrópolis.

– Turistas e petropolitanos vão poder explorar novas experiências em uma oportunidade única de imersão na fascinante cultura japonesa. A história da imigração está diretamente ligada com a nossa cidade e, neste ano de comemoração, a festa vai ser ainda mais especial – afirmou a secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon.

Mostra de Cinema Japonês

Na Sala Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultural Raul de Leoni, serão exibidos filmes japoneses: no dia 18, “Funeral das Rosas”, de Toshio Matsumoto, às 19h; no dia 19, “Assunto de Família” de Hirokazu Kore, às 17h.

Exposições no Palácio de Cristal

Três exposições permanentes fazem parte da programação do Bunka-Sai 2023. Os visitantes vão poder visitar a Exposição de Origami e apreciar de perto diversos animais e objetos feitos em dobradura de papel.

Além do Origami, destaque também para o Tako, as pipas tão tradicionais na infância que, no Japão são assunto de gente grande, transformadas em obras de arte complexas, com diferentes tamanhos e formas.

Os 115 anos da imigração japonesa no Brasil também ganham destaque, com um espaço especial.

Confira os horários do Bunka-Sai 2023

18/08 (sexta-feira) – 9h às 23h

19/08 (sábado) – 9h às 23h

20/08 (domingo) – 9h às 21h

 

COMPARTILHE