COMPARTILHE
Nove pessoas foram levadas para a delegacia para prestar depoimento por crimes ambientais. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente, a empresa Superpesa funcionava como um “ferro-velho de navios”.
O local foi interditado e o gerente acabou preso em flagrante. A multa pelo crime ambiental cometido pela empresa pode chegar a R$ 10 milhões.
Leia mais: Filme que retrata a Ilha da Conceição será exibido pela primeira vez em Niterói
Informações divulgadas no portal de notícias G1 revelam que os fiscais constataram que o estaleiro despejava metais tóxicos e óleo diretamente na Baía de Guanabara. Eles tinham uma maquiagem de licença e permissão apenas para reparos de embarcações, mas o que a gente acompanhou foi um desmanche.
Durante 3 meses de investigação, os agentes do Inea flagraram a retirada de peças dos navios de forma inadequada, sem qualquer cuidado ambiental e expondo os funcionários a itens tóxicos. O aço dos navios era cortado com maçaricos, e os destroços eram abandonados sem qualquer proteção.
As peças, já obsoletas, foram jogadas na Baía, além de óleo, mercúrio e chumbo.
COMPARTILHE