Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Feriado terá volta do cine arte UFF, peça no Teatro Popular e ‘arraiá’ cervejeiro

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir: Niterói lista a agenda cultural e gastronômica da cidade para este final de semana prolongado pelo feriado
TEATRO POPULAR - Luciana Carneiro (3)
Peça, que traz para os palcos os relatos de um escravo em um país estrangeiro, é uma das opções de programação. Foto: Luciana Carneiro

O feriado em Niterói será de muitas atividades culturais. Além das estreias no cinema, a cidade retorna com o tão aguardado Cine Arte UFF, que abre as portas ao público após um longo hiato devido a um problema técnico no projetor digital. A programação já nasce clássica com “Marighella”, filme dirigido por Wagner Moura, e o sucesso da crítica “First Cow”. A festa junina está garantida com o ‘arraiá”, na Vila Cervejeira, no sábado (18). O clima não estará para praia por conta das baixas temperaturas, mas vale dar um passeio na mureta de Jurujuba e assistir um belo por do sol. Ou passar no Lilia Café e tomar aquele mocca?

Leia mais: Vacinação contra Covid será interrompida durante o feriado

  • Cine Arte UFF
Cine Arte UFF retorna ao público com programação diversa. Foto: Reprodução/Internet

O Cine Arte UFF retorna com uma programação que marca a volta da exibição digital. Entre os destaques, Marighella, First Cow e Roda do Destino. O Cinema fica localizado em Icaraí, na Rua Miguel de Frias, 9 e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria por pix, cartão de débito ou dinheiro. A inteira custa R$ 20,00 e a meia R$ 10,00.

Já separa a pipoca, o casaquinho e seu cartão de cinéfilo e confira a programação abaixo:

Dia 16/06 (quinta-feira)

15h – Sertânia

17h- Marighella

20h – First Cow

 

SERTÂNIA

Brasil, 2020, 97’, 16 anos

De Geraldo Sarno

Com Vertin Moura, Julio Adrião, Kécia Prado

Sinopse: Quando os bandidos tomam a cidade de Sertânia, Antão é ferido, preso e deixado para morrer. Os fatos são projetados pelos sonhos frenéticos da mente delirante de Antão. Melhor Filme, Direção, Fotografia e Som no Prêmio Guarani 2021.

MARIGHELLA

Brasil, 2019, 155’, 16 anos

De Wagner Moura

Com Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Henrique Vieira

Sinopse:  Carlos Marighella foi político, escritor e guerrilheiro. Neste filme biográfico acompanhamos um momento decisivo da vida de Marighella, um homem que não teve tempo para ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar; do outro, uma esquerda intimidada. Junto com guerrilheiros trinta anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolhe a ação, sendo perseguido por Lúcio, policial que o rotula como inimigo público. Prêmio do Público no Mill Valley Film Festival 2019 e Melhor Ator Coadjuvante (Bruno Gagliasso) no CinEuphoria Awards 2020.

FIRST COW – A PRIMEIRA VACA DA AMÉRICA

First Cow, EUA, 2019, 122’, 14 anos

De Kelly Reichardt

Com John Magaro, Orion Lee, Toby Jones

Sinopse: O cozinheiro Cookie Figowitz é contratado por um grupo de homens para fornecer seus serviços gastronômicos em uma expedição de caça nos territórios do estado do Oregon. Durante a longa viagem, ele conhece King-Lu, um chinês misterioso que está fugindo de um grupo de russos. Os dois se reencontram em uma pequena localidade, se tornam amigos e precisam arrumar meios para sobreviver. Melhor Filme de 2021 pela revista francesa Cahiers du Cinéma, além de outros 26 prêmios.

  • Peça no Teatro Popular
Teatro Popular exibe peça com entrada franca. Foto: Divulgação

Fruto dos editais Fomentão (Prefeitura de Niterói) e Retomada Cultural (Governo do  Estado do Rio de Janeiro), o espetáculo “Baquaqua” poderá ser visto nesta quinta-feira, 16 de junho, às 20h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. A entrada é franca.

Buscando inspiração no universo literário, a peça traz para os palcos os relatos de um escravo em um país estrangeiro e faz refletir sobre outras milhares de histórias de pessoas que foram sequestradas do continente africano. Só para o Brasil, estima-se que mais de 5 milhões de negros foram traficados e escravizados.

Serviço

Espetáculo teatral “Baquaqua”
Data: 16 de junho, às 20h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço:  Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói

  • Exposição Monolux, no Sesc Niterói
Mostra, no Sesc Niterói, exibe 32 fotogramas recentes do fotógrafo Vicente de Mello. Foto: Arquivo/Vicente de Mello

A exposição “Monolux” do fotógrafo Vicente de Mello, que viveu em Niterói por 20 anos, reúne obras inéditas, em versão ampliada, na cidade. A mostra, no Sesc Niterói, exibe 32 fotogramas recentes e inéditos produzidos pelo artista sem câmera e sem negativo, através do contato de objetos com a superfície do papel fotográfico.O poeta Eucanaã Ferraz assina a curadoria da exposição.

A mostra reúne imagens únicas, produzidas nos últimos seis anos, em um processo que remonta a origem da fotografia e vai na contramão da grande reprodução de imagens digitais dos dias atuais.

SERVIÇO

“MONOLUX”

Data: 04/06/22 a 06/08/22

Horário: Terça a sábado das 10h às 16h

Local: Sesc Niterói

Endereço: Rua Padre Anchieta, 56, São Domingos.

  • Cine estreias no Reserva Cultural
Entre os destaque, a estreia do filme “Aline – A Voz do Amor” (França), de Valérie Lemercier, que venceu o César de Melhor Atriz. Foto: Reprodução/internet

Mais uma semana chega e com ela as estreias do Reserva Cultural. Para quem quer aproveitar o feriado e colocar o cinema em dia, opções é que não faltam. Nesta quinta (16), o Reserva tem as estreias do filme “Aline – A Voz do Amor” (França), de Valérie Lemercier, que venceu o César de Melhor Atriz, pela sua atuação no filme, livremente inspirado na vida de Céline Dion.

Também tem estreias nacionais entrando no circuito como o “Amigo Secreto”, documentário de Maria Augusta Ramos que fala sobre os vazamentos de mensagens trocadas na Operação Lava Jato e seus desdobramentos acompanhados por um grupo de jornalistas que apuram o caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia. E a estreia de “A Suspeita”,  longa de Pedro Peregrino, que traz Glória Pires na pele de uma comissária da Polícia Civil, diagnosticada com Alzheimer, que durante seu último caso, descobre um esquema criminoso e vira uma das principais suspeitas na própria investigação.

Estreias:

Sala 3

ALINE – A VOZ DO AMOR – ESTREIA

França (2020) – 126 MIN.

Direção: Valérie Lemercier

Horário: 16h / 18h40

Sala 4

AMIGO SECRETO – ESTREIA

BRASIL (2022) – 128 MIN.

Direção: Maria Augusta Ramos

Horário: 15h30

Sala 5

A SUSPEITA – ESTREIA

BRASIL (2021) – 95 MIN.

Direção: Pedro Peregrino

Horário: 16h / 20h30

  • Arraiá Cervejeiro
A Vila Cervejeira terá festa junina no sábado (18)

A Vila Cervejeira de Niterói vai se transformar em um arraiá, com decoração junina, comidas e brincadeiras típicas. Mas como se trata de Vila Cervejeira, o rock não pode faltar. Assim, entre um forró e outro, na playlist, se apresenta a banda Rio Rockabilly Trio. Estarão abertos os taprooms das marcas Brewlab,  Dead Dog,  Fractal,  Matisse (Les Fauves) e  Mosaico, além do bar  Oca do Arariboia. A partir das 15h. A entrada na Vila e o acesso ao espaço kids com pula-pula são gratuitos.A Vila fica na rua Heitor Carrilho 250, no Centro de Niterói.

 

  • Lanche no Lilia Café
Localizado no interior da Livraria da Travessa, em Icaraí, cafeteria traz diversas opções de bebidas com café. Foto: Reprodução/Instagram

O Lília Café é uma das grandes atrações gastronômicas da cidade. Além de ser localizado na Livraria da Travessa de Icaraí, logo na entrada, oferece entre capuccinos, mocca (café com chocolate), café expresso feito com grãos selecionados, uma variada oferta de salgados, como quiches de alho poró e bacon, de legumes, croissant, torrada petrópolis e muitos sanduíches. Há também opções de doces, como fatias de bolo e brownie.

  • Mureta de Jurujuba
Mureta de Jurujuba traz opções para quem curte por do sol com os amigos e tira gostos. Foto: Reprodução/Internet

A mureta de Jurujuba é uma ótima opção para quem está buscando um local para assistir o por do sol enquanto saboreia um pastel, uma cerveja ou um sanduíche. Isso porque a mureta é rodeada de restaurantes e botecos no seu entorno. Vale o passeio pela vista, pela comida, pelo combo.

COMPARTILHE