Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Feira gastronômica, Festival Vermelho e disputa de Beach Tennis: Niterói agitada no fim de semana

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir: Niterói faz seleção dos grandes eventos da cidade, que inclui ainda aulão de pilates, ciclo cultural ea terceira edição do projeto Mulher em Movimento
festival st patrick's day
Festival ITB contará com uma seleção especial de cervejas artesanais com diversas marcas e rótulos premiados. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O roteiro do A Seguir: Niterói para este fim de semana inclui atividades esportivas, aulão de pilates gratuito nas areias da Praia de Icaraí, a comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna, com diversas atividades espalhadas pelos equipamentos culturais da cidade, como o Solar do Jambeiro, Museu Janete Costa, MAC, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, e muito mais.

Leia mais: Niterói terá atividades em comemoração ao mês da mulher neste fim de semana

Tem também a tradicional feira ITB de moda e gastronomia que está de cara nova neste fim de semana, numa edição especial de outono + Festival St. Patrick’s Day. O evento reúne a nata das cervejas artesanais. Além disso, o público também poderá curtir diversas apresentações musicais e degustar de boa gastronomia.

O fim de semana agitado inclui também o Festival Vermelho, em comemoração aos 100 anos do PCdoB. O evento, que começa nesta sexta (25), às 17h, será realizado no Caminho Niemeyer, no centro da cidade. O festival continua no sábado (26), com a presença de políticos, brasileiros e vizinhos latinoamericanos, escritores, músicos e personalidades. Shows, gastronomia, debates, seminário, exposição multimídia, atos políticos, projeções de filmes e intervenções culturais farão parte da programação.

Confira abaixo:

  • Campeonato de Beach Tennis
Circuito de Beach Tennis será sediado em Niterói. Foto: Divulgação/Prefeitura

Alô esportistas e entusiastas de competições na areia! A primeira etapa do Circuito de Beach Tennis será sediada em Niterói. A competição será realizada na Praia de São Francisco neste sábado, 26 de março, e no domingo, 27. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel). Ao longo deste ano, serão realizadas quatro etapas em diferentes praias de Niterói.

O circuito seguirá o formato e as regras oficiais da modalidade, e os atletas somarão pontos para o Ranking Fluminense de Beach Tennis, nas categorias A, B, C e D. No fim do ano será feita a premiação dos melhores classificados e também a seletiva para o torneio “Rei e Rainha de Niterói”.

Além do Beach Tennis, será realizada uma apresentação de tecido acrobático com os acrobatas do Fantástico Mundo do Circo, e no dia 26 de março, sábado, a partir das 16h, será realizada uma festa de confraternização com Rock’nRoll, ao som das bandas Cafasband e Zivi.

  • Aula de pilates gratuita na Praia de Icaraí 
Aulas serão realizadas entre as ruas Belizário Augusto e Otávio Carneiro, nas areias da Praia de Icaraí. Foto: Divulgação/Prefeitura

Para quem estava com saudade de se exercitar na praia em uma aula gratuita, já pode comemorar. As aulas de pilates e yoga na Praia de Icaraí estão de volta. Intercaladas a cada domingo, às 9h, as aulas serão realizadas entre as ruas Belizário Augusto e Otávio Carneiro. A aula que inaugura a temporada “Niterói em Equilíbrio” é uma grande aula de pilates.

O evento é gratuito. Para participar, basta chegar ao local na hora marcada levando sua própria canga ou toalha. A atividade contará também com água e frutas para os participantes e a ação não tem limite de idade. O projeto é da Prefeitura de Niterói através da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói-SMEL.

  • Feira St. Patrick’s Day, no Reserva Cultural
Evento contará com uma seleção especial de cervejas artesanais com diversas marcas e rótulos premiados. Foto: Reprodução Redes Sociais/Feira ITB

Neste fim de semana, a feira ITB Feira de Moda chega ao Reserva Cultural Niterói com uma edição especial Especial de Outono + Festival St. Patrick’s Day. No total, serão mais de 130 marcas incluindo o melhor da moda feminina/masculina/infantil, arte, decor, tattoo, feira de adoção de pet (cães e gatos), além de apresentações musicais e um mega festival gastronômico.

O evento contará com uma seleção especial de cervejas artesanais com diversas marcas e rótulos premiados. A gastronomia é variada e o repertório musical também. Músicas que transitam entre o rock e o folk tomarão conta do Palco ITB no fim de semana.

Confira a programação abaixo:

Sábado, 26/03:

17h – Tailten + Céilí Brasil (música e dança tradicional irlandesa)

18h – Banda Os Imortais com muito pop rock 80 e 90 + Participação Especial da cantora Anne Duarte

19h – Valerio Araújo – Tributo ao Poeta

Domingo, 27/03:

17h – Banda Os Imortais com muito pop rock 80 e 90

18h – Tacy – Tributo a Cassia Eller

19h – Nino Russo – Tributo a Renato Russo e Legião Urbana em celebração ao Aniversário do maior musico que esse pais já teve!

Serviço:

Datas: 26 e 27 de março (sábado e domingo)
Horário: Das 13h as 22h
Endereço: Reserva Cultural Niterói – Av Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos – Niterói
ESTACIONAMENTO NO LOCAL
EVENTO 100% COBERTO

  • Roda de conversa + Treinamento funcional para mulheres
Terceira edição do projeto Mulher em Movimento será realizada no domingo (27). Foto: Divulgação/Prefeitura

Neste sábado (26), às 17h, será realizada uma roda de conversa sobre o tema “Políticas e Direitos das Mulheres”. A atividade será realizada no Plaza Shopping pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e deve reunir aproximadamente 40 mulheres ao lado do restaurante Balada Mix, no 4º piso. Além disso, a Codim também vai realizar uma edição especial do projeto Mulher em Movimento no domingo (27), às 9h, no Horto de Itaipu. O evento é uma celebração pelo mês das mulheres, organizado pela Prefeitura de Niterói.

Já no domingo será realizada a terceira edição do projeto Mulher em Movimento, que dessa vez será no Horto de Itaipu, na Região Oceânica. A atividade começa às 9h e promoverá um treinamento funcional para as participantes. A ação faz parte do eixo Saúde, Bem-estar e Maternar, que tem como objetivo promover atividades com o corpo.

Serviço – Atividades Mês das Mulheres

Roda de Conversas com tema “Políticas e Direitos das Mulheres”

Data: Sábado (26/03)

Horário: 17h

Local: Plaza Shopping Niterói (ao lado do Balada Mix, 4º andar)

Projeto Mulher em Movimento – treinamento funcional

Data:  Domingo (27/03)

Horário: 9h

Local: Horto de Itaipu (R. Dr. Pálvaro da Silva, 852 – Itaipu)

  • Semana de Arte Moderna em Niterói
Evento conta com diversas atividades artísticas em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Foto: Divulgação/Prefeitura

Para quem se interessa por cultura, não faltam são opções no fim de semana de atividades que serão realizadas pela cidade. É que Niterói vai sediar o ciclo cultural “Modernismo(s): a Semana de 22 e o Depois”, a partir desta sexta-feira, 25 de março. O evento, promovido pela Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e a Fundação de Arte de Niterói (FAN), conta com a curadoria da fundadora da livraria Blooks, Elisa Ventura, e da pesquisadora mestre em Teoria Literária na PUC-Rio Nélida Capela.

O  objetivo do ciclo cultural, que abrange atividades de diversos campos artísticos, é promover um debate com o público e com as gerações futuras sobre os impactos e desdobramentos da Semana de 22, além de refletir sobre o modernismo e seu lugar na história.

Confira abaixo a programação:

Data: 25/03 (sexta-feira)

Horário: 17h

Literatura: Diálogos Modernistas  com Márcia Pessanha (Presidente Academia Niteroiense de Letras) e Marco Guayba

Tema: ‘A Atualidade de O Rei Da Vela (Oswald Ainda se Faz Necessário)’. O diálogo  gira em torno da antropofagia cultural e da poesia Pau Brasil. Tem como foco a identidade cultural do brasileiro e a construção de uma nação. Aborda também uma análise crítica da peça O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, e  seu significado em 1933, em 1967 e em 2020.

Local: Solar do Jambeiro

Horário: 19h

Show: Paulo Bi – Eu sou Trezentos – Modernos

Local: Theatro Municipal

‘Eu Sou Trezentos’ é um show onde o músico interpreta dez canções compostas para poesias do modernista Mário de Andrade. São poemas ora jocosos ou revestidos de admirável lirismo, sensualidade e delicadeza. Acompanhado de seu violão, do pedal loopstation e utilizando na voz os recursos do processador vocal TCHelicon, o músico lança mão de recursos eletrônicos para apresentar uma atmosfera sonora criativa e envolvente, oferecendo ao público alguns dos belos poemas de Mário de Andrade transformados em canções pelo compositor.

Data: 26/03 (sábado)

Música: Marcelo Martins

Horário: 11h

Nascido em Niterói, o saxofonista, flautista e arranjador Marcelo Martins começou seus estudos de flauta aos oito anos na Orquestra do Instituto Abel. Cursou Teoria Musical no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro com a professora Maria Ísis, enquanto fazia aulas particulares com o flautista/sax Renato Franco. Em 1985, iniciou seus estudos de Harmonia Funcional e Improvisação com o professor Sérgio Benevenuto, no método Berklee.

Marcelo gravou Do Outro Lado, seu primeiro disco solo em 2013, pelo selo Niterói Discos. O CD, que levou quatro anos para ser gravado, traz 10 faixas, nove delas assinadas pelo músico, que agrega à linguagem jazzística alguns elementos brasileiros e de big band.

Marcelo Martins já excursionou por vários países do mundo, entre eles Itália, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Espanha, Venezuela, Uruguai Argentina e Portugal, e marcou presença em eventos como o Heineken Jazz Festival, França, 1990, e JVC Grande Parade du Jazz, França, 1990.

Trabalhou como músico e arranjador em gravações e shows de diversos artistas da música brasileira, tais como: Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lulu Santos Cidade Negra, Titãs, Leila Pinheiro, Roberto Carlos, Beto Guedes, Flávio Venturini, Francis Hime, Jaques Morelembaum, entre outros.

Música: Bloody Mary & The Munsters

Horário: 17h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Criada em 2012, em Niterói, a banda Bloody Mary é uma das principais do cenário rock’n’roll retrô brasileiro, transitando com muita naturalidade em todos os estilos musicais, sem perder a essência e a raiz. A banda tem o compromisso de trazer de volta todos aqueles sucessos que marcaram época.  Todos os sons do mundo cabem na pegada deles, afirma Mariana Oliveira, a própria Bloody Mary, que com sua voz poderosa e vibrante, transborda emoção e alegria, colorindo o palco com seu sorriso e seu estilo. Então não se surpreenda, se escutar, na mesma noite, rock, blues, pop, seja em português ou inglês, tudo devidamente temperado com as misturas secretas da banda.

Varanda / Terraço: Pintura Acústica

Horário: das 19h às 22h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

 

Atividade de ‘livepainting’ com o artista visual Diego Moura, que mostrará seu processo criativo produzindo obras ao vivo, acompanhado da apresentação musical acústica com o artista BIAB.

Adepto de uma técnica inovadora, Diego Moura começa a produzir os primeiros traços de seus desenhos, usando a ponta dos dedos em um aplicativo de celular e, posteriormente, transporta essas artes para as telas de algodão, pintadas com tinta acrílica e pincel.

BIAB é uma artista da zona norte carioca que, através da música, encontrou um lugar de expressão da sua identidade. Traz consigo influências não só da música brasileira – de voz e violão – mas também aposta na combinação de estilos: R&B e Soul permeiam sempre suas canções. Em 2021, lançou seu EP de sete faixas autorais, incluindo ‘Mulher’, ‘Desculpa pra te ver’, ‘Carta ao Tempo’, ‘Granada’ e mais três músicas inéditas, acumulando mais de um milhão de plays no Spotify.

Ballet: Presenças na Ausência – Cia de Ballet de Niterói (CBCN)

Horário: 19h

Local: Theatro Municipal

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta seu novo trabalho, “Presenças na Ausência”, uma criação da coreógrafa carioca Esther Weitzman. A composição trata de um olhar reflexivo e coreográfico sobre a Semana de Arte Moderna de 1922. Tecendo reflexões entre no atual momento histórico e as heranças do passado, os bailarinos juntamente com dois jovens músicos de rua da cidade (André Aroeira, saxofonista, e André Bitto, acordeonista) expõem no corpo as marcas e as memórias de um Brasil cheio de matizes.

Teatro – “Fragmentos de Arthur Azevedo”

Horário: 19h

Local: Solar do Jambeiro

Comemorando os 100 anos da semana de Arte  Moderna, a leitura  dramatizada, propõe, apresentar recortes de textos da  obra de Arthur Azevedo, que ilustram o cenário teatral  do início do século passado. Arthur foi dramaturgo, poeta, critico, jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, sendo assim, seus textos refletem pensamentos e a linguagem  da época.

Data: 27/03 (domingo)

Lavagem da Rampa do Museu

Horário: 10h

Local: MAC

Abrindo os caminhos do MAC para as celebrações da Semana de 22, convidamos os povos de terreiro para uma lavagem simbólica da rampa vermelha do museu, em um processo para ressignificar o espaço do povo, imaginado por Oscar Niemeyer.

Horário: das 14h às 18h

Ocupação DJs no MAC

Com alusões à obra de Villa Lobos, 03 DJs niteroienses dividirão as carrapetas, ao som do funk e da música contemporânea brasileira. Fazendo referência ao que fez a Semana de 22, quando Villa Lobos apresentou suas composições modernistas ao público, será apresentado o funk, elemento fundamental da arte contemporânea do Rio de Janeiro. No pátio do museu, DJs se apresentando em um evento gratuito que dialoga com o público visitante e faz do MAC Niterói uma grande pista de dança, pois a alegria segue sendo a prova dos nove.

Varanda: Varandinha do Paschoal

Horário: 11h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Atividade circense com temática modernista para crianças, em homenagem ao Dia do Circo.

Show Duo Affretato

Local: Solar do Jambeiro

Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói

Horário: 11h

Formado pelo flautista Felipe Braz e o clarinetista Mauricio Silva, o Duo Affretato está junto desde 2008, quando ambos eram alunos da UFRJ. Individualmente, os membros do duo têm se destacado no cenário musical nacional e internacional. Nesta apresentação, estarão apresentando obras de Heitor Villa-Lobos.

Sarau: Modernismo(s)

Data: 27/03 (domingo)

Horário: 18h

Local: Theatro Municipal

Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Anexo – Centro

A Orquestra de Cordas da Grota, patrimônio imaterial de Niterói, irá relembrar a Semana de 22 participando desta apresentação e incluindo em seu repertório obras de Villa-Lobos.

  • Festival Vermelho
Festival Vermelho vai celebrar os 100 anos do PCdoB no Caminho Niemeyer. Foto: Divulgação/Prefeitura

O Festival Vermelho desembarca em Niterói em comemoração aos 100 anos do PCdoB. O evento, que começa nesta sexta (25), às 17h, será realizado no Caminho Niemeyer, no centro da cidade. O festival continua no sábado (26), com a presença de políticos, brasileiros e vizinhos latinoamericanos, escritores, músicos e personalidades que acreditam na relevância do Partidão 100 anos depois de sua criação. A programação vasta inclui shows, gastronomia, debates,  seminário, exposição multimídia, atos políticos, cinema, projeções e intervenções culturais.

Confira abaixo a programação deste sábado, 26 de março:

21h — SHOWS
Mulheres na Roda de Samba de Niterói, Candongueiro + Moyseis Marques, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador e Leci Brandão
DJ: Marcelinho da Lua
VJ: Chico Abreu
Praça do Povo

COMPARTILHE