17 de outubro
23°C
Tempo em Niterói
23°C

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Feira de vinil no Campo e show em homenagem a Dolores Duran são destaques em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir lista algumas das principais atrações deste fim de semana, que ainda terá lançamento de livro infantil da Bia Bedran
vinil
Feira terá 10 mil discos dos mais variados estilos e cerveja artesanal. Foto: Arquivo

Se a ideia é aproveitar o friozinho em um programa indoor, a lista é extensa. Neste fim de semana Niterói abrigará uma diversidade de atrações e o A Seguir faz um compilado dos principais programas.

Leia mais: Niterói participa de festival com vencedores do Comida di Buteco

Um dos destaques é a apresentação é um show em homenagem a Dolores Duran comandado pela premiada atriz e cantora Soraya Ravenle, que divide a cena com o cantor, compositor e multi- instrumentista Alfredo Del Penho, às 20h, no Teatro da UFF.

Outra atração é a exposição fotográfica “Mulheres Negras do Cotidiano de Niterói” na Biblioteca Parque. E se a ideia for estender o passeio, vale conferir a roda de conversa sobre Adélia Prado, na mesma Biblioteca Parque, às 10h3o, no sábado (20).

E ainda tem lançamento de livro da cantora e compositora Bia Bedran e feira de vinil no Campo de São Bento.

Confira abaixo:

Show na UFF celebra obra de Dolores Duran

Alfredo Del Penho divide o palco com Soraya Ravenle. Foto: Divulgação

O Teatro da UFF celebra a cantora e compositora Dolores Duran neste sábado (20), com a premiada atriz e cantora Soraya Ravenle, que divide a cena com o cantor, compositor e multi- instrumentista Alfredo Del Penho. A direção é assinada por Denise Stultz.

A apresentação começa às 20h e os ingressos já estão a venda na bilheteria do Teatro da UFF e na plataforma Guichê Web.

O repertório celebra a versatilidade de Duran como intérprete assim como do seu canto, ainda considerado moderno e cheio de bossa.

Onde Dolores teria chegado não fosse sua vida tão curta? Essa pergunta que Joyce Moreno se faz, ecoa forte. Seus estudos foram até a quarta série primária, o que não a impediu de aprender música e diversas línguas, nos livros, revistas, e na noite.

Sobre Dolores Duran

Dolores nasceu no bairro da Saúde. Foi uma mulher negra que ousou ser compositora numa época em que esse era um território estritamente masculino. Até aquele momento somente Chiquinha Gonzaga tinha alcançado um lugar de reconhecimento nacional.

Seu canto moderno, sua capacidade para o improviso, (Lenny Andrade afirmava que foi em Dolores que ela se espelhou para fazer seus famosos scat-singings, e não com as cantoras de jazz americanas) sua versatilidade impressionante como intérprete, o poder das melodias sofisticadas e letras diretas, coloquiais, e de imagens poéticas.

Serviço:

Data: Sábado, 20 de julho
Horário: 20h
Local: Teatro da UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 60 (inteira) – R$ 30 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: Livre

Feira de vinil no Campo de São Bento

Disco dos Rolling Stones é destaque na Pantoja Discos. Foto: Reprodução/Instagram

A tradicional feira de vinil de Niterói estará pela primeira vez no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, dentro do Campo de São Bento, em Icaraí, neste sábado (20), de 10h às 18h.

Cerca de 10 mil discos, dos mais variados estilos musicais, estarão em exibição. Uma das maiores coleções é da Jojô Discos. A marca, inspirada no nome do casal de filhos do ex DJ niteroiense Pablo Maia, tem cerca de 600 itens, dentre LPs nacionais e importados.

Ao longo do dia, os vinis não ficarão apenas dentro de suas capas. O DJ Flávio Guanabara se encarregará de “sacar” vários deles para animar o público com sets musicais. A feira também contará com cerveja artesanal da Masterpiece.

Mostra “Mulheres negras do cotidiano de Niterói”

Exposição está em cartaz de terça a sábado na Biblioteca Parque. Foto: Divulgação

A Biblioteca Parque de Niterói recebe o projeto “Mulheres Negras do Cotidiano de Niterói” para uma exposição fotográfica. A mostra reúne imagens de mulheres negras que se destacaram na história do Brasil, nas mais diferentes áreas, como artes, história, música, literatura e outras, acompanhadas de uma pequena biografia, além de fotografias de mulheres pretas do cotidiano da cidade de Niterói.

Além de uma exposição fotográfica, neste sábado (20), a Biblioteca Parque oferecerá a Oficina de cartas”. O objetivo é promover uma maior participação do público com os corpos negros nos espaços de cultura e arte da cidade.

Organizada por Janaína Oliveira Caetano, Joana de Jesus Gonçalves e Gabriela Pereira Braz, a atividade dialoga com as celebrações do dia 25 de julho, Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

A data é um momento de luta e reflexão sobre o racismo e o sexismo que atingem as mulheres negras.

Serviço:

Exposição: Mulheres Negras do Cotidiano de Niterói

Data: Até 17 de agosto
Horário: 10h às 17h (terça a sexta), 10h às 15h (sábado)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Local: Mezanino – Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/nº – Centro – Niterói

Bia Bredan lança livro na Travessa de Icaraí

Bia Bedran lança obra com contação de histórias. Foto: Divulgação

A cantora, compositora e escritora Bia Bedran lança seu livro “A Borboleta Brevida” na Livraria da Travessa de Icaraí, neste sábado (20), às 16h, com contação de histórias e autógrafo.

Sinopse:

Você já se perguntou quanto dura a vida de uma borboleta? Dizem que ela vive mais tempo no casulo do que voando pelos ares!

Em seu novo livro, Bia Bedran conta a história de Brevida, uma borboleta amarela que voa ligeiro pelo jardim e encontra muitos amigos pelo caminho, como, por exemplo, o grande girassol e a pequena joaninha. Ela vai também até a sábia coruja e ainda cumprimenta a mãe urubu com seus urubuzinhos. Todos tentam saber mais sobre Brevida, mas ela quer mesmo é aproveitar seus voos e ver tudo o que há ao redor.

As ilustrações em aquarela de Cris Eich preenchem de cor e movimento as páginas deste livro, que, ao final, ainda presenteia o leitor com a música composta para Brevida. Afinal, multiartista como é, Bia Bedran sempre traz musicalidade em suas leves e envolventes criações.

Biblioteca Parque promove debate sobre Adélia Prado

Adélia Prado é a homenageada do projeto Literatura na Varanda. Foto: Divulgação

A Biblioteca Parque promove neste sábado (20) mais uma edição do projeto Literatura na Varanda. Dessa vez, a roda de conversa será sobre Adélia Prado. O evento, ministrado pela professora Ivone Rosa, será neste sábado, 20 de julho, às 10h30, e conta com emissão de certificado.

Sobre Adélia Prado

Adélia Prado é uma poetisa, professora, filósofa, romancista e contista, ligada ao Modernismo. Considerada a maior poetisa viva do Brasil, e uma das maiores de todos os tempos. Tem obras traduzidas para o inglês e o espanhol. É vencedora do prêmio Machado de Assis, o maior da literatura brasileira.

A escritora acumulou vários prêmios ao longo de sua trajetória, entre os quais o Prêmio Jabuti de Literatura de 1978 da Câmara Brasileira do Livro com o livro “Coração Disparado”, Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2007), Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010), Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010) e o Prêmio Clarice Lispector (2016).

Serviço:

Literatura na Varanda sobre Adélia Prado
Data: Sábado, 20 de julho
Horário: 10h30
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre

Local: Sala Multiuso – Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/nº – Centro – Niterói

COMPARTILHE