COMPARTILHE
A Cedae informa: concluiu os trabalhos de manutenção do Sistema Imunana-Laranjal, mas a estação de tratamento está sem luz, sem previsão de retorno, até o fechamento desta edição.
De acordo com a companhia, a manutenção anual preventiva do sistema responsável pelo abastecimento de Niterói foi concluída à 1h desta sexta-feira (1), três horas antes do previsto. Porém, o início gradativo de operação da unidade foi interrompido às 2h05 “para realização de reparo na entrada de energia elétrica da Enel, ainda sem previsão de término”, segundo comunicado da empresa, que segue:
“A Cedae segue em contato com a concessionária para restabelecer a produção de água”.
Além de Niterói, o Sistema Imunana-Laranjal é responsável pelo abastecimento de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, o que representa cerca de 2 milhões de pessoas.
A manutenção preventiva começou às 4h de quinta-feira, 31 de outubro. Mobilizou cerca de 200 profissionais da Cedae para a realização de mais de 40 serviços programados. Segundo a empresa, foram executados reparos gerais, instalação de equipamentos, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas. As ações aumentam a segurança operacional do sistema, garantindo o fornecimento contínuo durante o verão, período de maior consumo de água.
No seu comunicado, a Cedae informa que “o prazo para normalização total do abastecimento nas regiões atendidas pelo sistema deverá ser informado pelas concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, de acordo com as respectivas áreas de atuação”.
No seu site, Águas de Niterói postou o seguinte informe:
“Águas de Niterói informa que a operação do Sistema Imunana-Laranjal, realizada pela CEDAE, ainda não foi normalizada devido a um reparo na entrada de energia elétrica da Enel, sem previsão de conclusão. A concessionária segue acompanhando a situação com a CEDAE. O sistema de distribuição de água de Niterói vai voltar a operar gradativamente após a conclusão dos serviços.”
A ETA do Laranjal fica no município de São Gonçalo. Ela é na verdade um complexo de produção e fornecimento de água potável constituído de três estações interligadas. Com o sistema operando normalmente, sua vazão é de 7 mil litros por segundo. Isso equivale a duas piscinas olímpicas e mais uma semi-olímpica, por segundo. Após o tratamento, a água é bombeada pela Elevatória de Água Tratada para o Reservatório Amendoeira, com capacidade de armazenamento de 5 mil metros cúbicos.
COMPARTILHE