Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

“Wolbachia pipientis”, a ciência em exposição no MAC

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mostra apresenta o projeto inovador que usa mosquitos no combate à dengue, Zika, chikungunya e febre amarela
MAC é considerado o 2º melhor museu do mundo. Foto: leitor
Museu exibe instalações e imagens de todo o processo de desenvolvimento do projeto. Foto: Arquivo

Diálogo entre arte e ciência é o mote da nova exposição no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). A mostra entra em cartaz nesta segunda-feira (6). Conhecido por inibir os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana em mosquitos Aedes aegypti, o Método Wolbachia se utiliza das características da bactéria Wolbachia para reduzir essas doenças. O tema é explorado na mostra “Wolbachia pipientis – Niterói em três tempos (2015, 2017 e 2022)“, que apresenta um portal de memória da aplicação do Método na cidade. Em curta temporada, a exposição fica em cartaz até o dia 12 de novembro.

Leia mais: Sol predomina esta semana em Niterói

Niterói é a primeira cidade do Brasil a abraçar a técnica. Ficou reconhecido como exemplo do sucesso e comprovação da tática. Ainda em 2021, dados revelaram a eficácia da proteção garantida pela Wolbachia. Os números apontam a redução de cerca de 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de Zika nas áreas onde houve a intervenção entomológica.

Sobre a exposição

Ao narrar essa história, a exposição apresenta instalações e imagens de todo o processo de desenvolvimento do projeto, que segue avançando desde 2015. O público vai poder conferir uma reprodução do insetário, parte única da biofábrica que foi transformada em portal. As fotografias escolhidas fazem parte do acervo da iniciativa e buscam contemplar o eixo histórico, protagonistas da implementação, parceiros e apoiadores.

Serviço:

Wolbachia pipientis – Niterói em três tempos (2015, 2017 e 2022)

Abertura: Segunda-feira, dia 6 de novembro
Encerramento: Domingo, dia 12 de novembro
Visitação: Segunda-feira a domingo, das 9h às 18h
Local: MAC Niterói

Ingressos: R$ 16 (inteira) l R$ 8 (meia) no site Sympla e na bilheteria do Museu
Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo o público

Classificação: livre
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Boa Viagem, Niterói

COMPARTILHE