Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Exposição sobre a Viradouro inaugura galeria ao ar livre em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mostra “Carnaval, te amo. Na vida és tudo pra mim”, da fotógrafa Renata Xavier, mostra o rosto de artistas e componentes retratados na quadra da escola
mostra carnaval te amo
Nova galeria fica sob a marquise de prédios da Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade. Foto: Divulgação

Niterói inaugurou a primeira galeria permanente ao ar livre da cidade, com uma exposição de fotos com personagens da escola de samba Unidos do Viradouro. A nova galeria, aberta no domingo (27),  fica sob a marquise de prédios da Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade, aproveitando as pilastras do local. O projeto é da Secretaria Municipal das Culturas.

Leia mais: Jornalista e escritor Ruy Castro participará de conferência sobre o Modernismo nesta terça em Niterói

As imagens da mostra “Carnaval, te amo. Na vida és tudo pra mim”, feitas pela fotógrafa Renata Xavier, mostram o rosto de artistas e componentes retratados na quadra da Viradouro, iluminados por luzes em vermelho e branco, representando as cores da escola.

– Quis mostrar os sorrisos que ficaram escondidos nestes dois anos de pandemia, para trazer de volta a alegria à região. Afinal, a Viradouro é a atual campeã do Carnaval. Ela leva a cultura de Niterói para o mundo e traz alegria para a cidade – conta Renata, que também viu uma oportunidade de revitalizar a Avenida Amaral Peixoto. “A arte leva vida aos lugares”, completa.

No total, por enquanto, a exposição contempla 18 fotos em painéis nas colunas da marquise do quarteirão que começa na esquina da Rua Visconde de Sepetiba, em frente ao prédio número 507. Mas a ideia é acrescentar novas imagens a cada fim de semana, ampliando a exposição em direção à estação das barcas.

– Pela primeira vez temos uma exposição na rua em Niterói. Em plena Avenida Amaral Peixoto, as imagens homenageiam todos que lutam, vibram, cantam, dançam, sonham e constroem o Carnaval da Viradouro, sob o olhar sensível da brilhante fotógrafa Renata Xavier – destaca o secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano.

COMPARTILHE