Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Exposição no Museu Janete Costa homenageia ceramistas de Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mostra reúne 36 obras de 21 artistas em celebração a Keiko Mayama, uma das precursoras da arte da cerâmica em Niterói; A entrada é franca
exposição bendito fruto
Mostra fica em cartaz até o dia 12 de junho. Foto: Divulgação

Reconhecer a produção e promover visibilidade da Arte Cerâmica feita por artistas niteroienses. Esse é o objetivo da exposição “Bendito Fruto Cerâmico” que chega em cartaz no Museu Janete Costa de Arte Popular nesta quarta-feira (12), com entrada franca. A mostra reúne 36 obras de 21 artistas e homenageia a ceramista Keiko Mayama, uma das precursoras da arte cerâmica em Niterói. A curadoria é de Silvana Baierl e a expografia de Jorge Mendes.

Leia mais: Ciclone, calor, chuva e mais chuva… O que revela o novo radar meteorológico de Niterói

Participam da mostra os seguintes artistas: Alberto Vianna, Lisiane, Angela Mello, Luciana Abreu, Anna Cris, M. Clara Alexandrisky, Bia Araujo, Michele Rocha, Conchita Bijoux, Nina Alexandrisky, Danielle Costa, Pati França, Jessica Morais, Regina Brito, Katia Amorim, Letícia Simões, Selma Brito, Sonia Maria, Lídia Santa Ana e Suen.

Keiko Mayama

Nascida no Japão, Keiko Mayama Reside no Brasil desde 1979. Foto: rede social

Keiko Mayama praticamente introduziu a Arte Cerâmica em Niterói, sendo uma das pioneiras da geração de uma cultura voltada para esta categoria artística na cidade. Nascida no Japão, formou-se em Literatura em Tóquio, estudou Arte Cerâmica na Escola Politécnica Sir John Cass, em Londres, na Inglaterra, e aprimorou-se em cerâmica artística no Tajimi Design and Research Institute, no Japão.

Reside no Brasil desde 1979, onde estudou escultura no Museu do Ingá, além de estudar desenho e pintura. A artista participou de exposições coletivas e realizou várias individuais.

Atuou como professora de cerâmica em vários espaços culturais e escolas, além de promover oficinas de cerâmica dentro e fora do próprio ateliê, em Itaipu, na Região Oceânica. Também ocupou a presidência da Associação dos Ceramistas do Rio de Janeiro, entidade na qual promoveu eventos, oficinas, palestras e exposições de cerâmica artística.

Formada em Arteterapia, atuou diretamente em trabalhos sociais, ensinando Arte Cerâmica em comunidades menos favorecidas e, durante seis anos, trabalhou com deficientes visuais no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, frequentou o curso de extensão da UFF de Terapia Expressiva, no Hospital Antônio Pedro, em Niterói, como voluntária, aplicando terapia expressiva para pacientes da seção de Oncologia. Trabalhou também com crianças na Casa Maria de Magdala, e com idosos na Casa Convívio.

Atualmente, dedica-se à oficina de cerâmica do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, Museu de Imagem do Inconsciente. O Atelier Keiko Mayama é uma referência, em Niterói, sendo ponto de encontro de ceramistas e artistas plásticos.

Serviço:

Bendito – Fruto Cerâmico 2023

Data: de 12 de abril a 12 de junho

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular – Rua Presidente Domiciano, 178, na Boa Viagem.

COMPARTILHE