Niterói por niterói

Publicado

Exposição “Niterói na Década do Oceano” é atração no Caminho Niemeyer, em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Quadros, artes digitais e palestras fazem parte da programação da exposição que vai ocupar a cúpula do Caminho, no Centro da cidade.
divulgacao1
Uma das atrações são os quadros da artista niteroiense Cris Duarte. Foto: Divulgação

“Niterói na Década do Oceano” é a exposição que será inaugurada nesta sexta-feira (9), na cúpula do Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, com entrada franca.

A exposição integra um projeto maior: “Cidades na Década do Oceano”, que envolve a agenda global da “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, coordenada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco.

A programação é dividida em cinco frentes: a exposição de quadros da série “Mares e Corais”, com 37 pinturas da artista visual niteroiense Cris Duarte, além de artes digitais; uma área imersiva com projeções de imagens e sons do oceano; instalação de esculturas feitas com materiais recicláveis; apresentação de uma performance em que artistas irão reverberar a experiência oceânica da exposição através de seus corpos, além de  uma programação de palestras e oficinas sobre ciência oceânica.

A cúpula do Caminho Niemeyer vai abrigar a exposição. Foto: Luciana Carneiro

A artista Cris Duarte acredita que a arte tem um papel importante como um dos canais eficazes para transmitir ideias e informações, além de contribuir para despertar no público a conscientização sobre a preservação dos oceanos. Suas obras trazem cenas de praia, mar revolto, céu, recife de corais, o reflexo da água ou de um veleiro em alto-mar.

“A ideia é que as pinturas despertem no público um sentimento de amor pelos oceanos. Quero usar a arte para chamar a atenção para esse tema maior, que é a sustentabilidade, e que envolve ciência, política, tecnologia e ações governamentais”, destaca Cris que, no sábado (10) fará uma visita guiada com o público à cúpula do Caminho, entre 11h e 12h.

Leia mais: Ney Matogrosso fará show gratuito no domingo em Niterói

De acordo com Marcia Marschhausen, responsável pela curadoria da exposição, Cris promove com seu trabalho “um diálogo com a realidade mundial, e provoca a reflexão sobre os limites de atuação do artista e sobre o conceito de vanguarda”.

O secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, ressalta a relevância do cuidado com os mares e oceanos para a vida dos cidadãos e de Niterói:

– Estamos na Década dos Oceanos e a exposição é fomentada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Traz um panorama importante da agenda ambiental e posiciona Niterói na vanguarda desse tema de importância global, que é a preservação dos oceanos como ambiente natural, economia e modo de vida, pelas comunidades de pescadores, e a questão da cultura oceânica – afirma.

Serviço:
Exposição “Niterói na Década do Oceano”
Data: de 9 de setembro a 9 de outubro de 2022
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 19h – sábados e domingos, das 9h às 17h
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer – Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro de Niterói
Entrada franca

COMPARTILHE