Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Exposição fotográfica celebra os 50 anos da Ponte Rio-Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mostra retrata em traços, cores, curvas e luzes a potência da Ponte
Captura de Tela 2024-05-23 às 17.43.48
Exposição pode ser vista no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento. Foto: Divulgação

Celebrando as cinco décadas de inauguração da Ponte Rio-Niterói, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí, recebe nesta quinta-feira (23) a exposição fotográfica “Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias“.

A mostra reúne 16 imagens atuais da via, que retratam sua imponência na chegada ao século XXI. As fotos são de Antonio Schumacher, André Cyriaco e Leandro Souza e a produção é da DB Editora. O fotógrafo niteroiense Renato Moreth assina a curadoria. As fotos revelam, sobretudo, as possibilidades poéticas em traços, curvas, cores e luzes. A ponte Rio-Niterói é considerada a maior via suspensa sobre águas do hemisfério sul.

Leia mais: Campeã do Carnaval de 2024, Viradouro ganha documentário

Técnica

Os quadros foram produzidos com impressão fine art, em canvas e em papel fotográfico e molduras sustentáveis pela Fastframe Niterói.

Mostra é baseada em livro

Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, a mostra é baseada no livro homônimo, escrito pelas jornalistas Irma Lasmar e Cyntia Fonseca e produzido pela Pas de Deux através da Lei Rouanet. A obra resgata e reconta a história deste marco da engenharia nacional desde antes da concepção de seu projeto.

Ecoponte

Tanto a mostra quanto o livro tiveram como único incentivador a Ecoponte, concessionária que administra e opera a via e uma das maiores financiadoras de projetos socioculturais do Brasil.

– Marco da engenharia nacional e referência até hoje para projetos do tipo em todo o mundo, a Ponte Rio-Niterói é responsável por diminuir a distância entre os municípios e os cidadãos dos dois lados da Baía de Guanabara, trazendo inúmeros benefícios para a identidade fluminense e servindo ao estado nos âmbitos econômico, social, cultural e turístico, entre outros aspectos – ressalta o diretor-superintendente da concessionária, Julio Amorim.

Serviço:

Exposição fotográfica: “Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias”

Data: 23/05 a 30/06

Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 9h às 14h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Campo de São Bento, Icaraí

COMPARTILHE