Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Exposição de fotos no MAC Niterói mostra os efeitos das mudanças climáticas

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

“Terra Fraturada”, da fotógrafa austríaca Renate Graf, será inaugurada no próximo sábado (3), no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
fragmentos 4
Mostra exibe 60 fotos em preto e branco. Foto: Divulgação

O efeito das mudanças climáticas pelo mundo é o tema da exposição “Terra Fraturada”, da fotógrafa austríaca Renate Graf, que será inaugurada no próximo sábado (3), no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói

São 60 imagens em preto e branco feita em várias viagens realizadas pela artista, inclusive no Brasil. Ao todo, 15 fotografias retratam paisagens nacionais – o próprio MAC entre elas.

A exposição, que conta com a curadoria do francês Nicolas Martin, é apresentada em cinco painéis. Cada um deles com 6 a 12 fotografias, no mesmo formato e moldura.

Um primeiro painel revela o degelo na Sibéria; o segundo aborda a mesma temática no Alasca. O terceiro aborda o problema da seca no mundo com o exemplo da Anatólia. O quarto conjunto destaca a reciclagem e os aterros sanitários no Brasil. O quinto e último “capítulo” lança uma luz sobre as favelas com sua densidade humana particular e o emaranhado de suas moradias.

Leia mais: Niterói investe na cultura para vencer a recessão e o mau humor nacional

De acordo com o curador, a artista, que é uma ativista “comprometida com a ecologia e o meio ambiente em todo o mundo”, mostra, através das suas lentes, o poder das crises ambientais atuais. Segundo ele, a mensagem da artista concentra-se nos grandes problemas de reciclagem e consumo excessivo desnecessário que, na opinião da fotógrafa, são particularmente exacerbados na América do Sul.

– Carrego dentro de mim todos os sonhos e um deles é viajar por esse mundo e reescrevê-lo com as minhas imagens – comenta a fotógrafa cuja última exposição foi realizada de janeiro a março passados, em Ancara, na Turquia.

– Ter uma exposição internacional sobre as mudanças climáticas na nossa cidade, mostra não só a importância do tema em nível mundial, como também a relevância que precisa ser realizada em caráter local. A artista traz um olhar de urgência, com uma sensibilidade artística, das principais consequências nos territórios urbanos e planetários. A Secretaria do Clima junto com a Educação vai também realizar ao longo do período da exposição, o acompanhamento pedagógico de escolas do município, para assim gerar um processo de formação continuada das nossas crianças – afirma Luciano Paez, secretário do Clima.

Serviço:

Exposição “Terra Fraturada”

Local: MAC de Niterói – Salão Principal e varanda, Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói, RJ

Data: de 03 de setembro a 6 de novembro

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingresso: R$ 12 (inteira) | R$ 6 (meia-entrada) – Têm direito à meia-entrada idosos a partir de 60 anos, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico, estudantes de escolas particulares, universitários e professores. É exigida a comprovação do direito ao benefício na bilheteria do museu.

Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.

Venda: pelo site da Sympla ou na bilheteria do Museu. A entrada ao Museu deve ser feita até as 17h30.

 

COMPARTILHE