Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Estudantes do Salgueiro têm até 3 de dezembro para remarcar prova do Enem

Por Amanda Ares

COMPARTILHE

Candidatos que perderam a prova por causa da operação devem pedir a reaplicação em sua página do candidato
Candidatos que moram no Salgueiro vão poder fazer a prova em janeiro. Foto: Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo
Candidatos que moram no Salgueiro vão poder fazer a prova em janeiro. Foto: Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo

A estudante Sandra dos Santo (19) mora em São Gonçalo e quer ser biomédica, e ia prestar o Enem 2021, mas não conseguiu sair de casa no primeiro dia da prova por causa da operação irregular realizada no Salgueiro no dia 22 de novembro. Assim como ela, 500 outros candidatos que moram na comunidade pensaram que seus sonhos seriam novamente adiados, mas após pressão de estudantes de movimentos sociais, o Inep decidiu reparar o dano aos candidatos do Salgueiro que não conseguiram sair para fazer o exame naquele dia, e permitiu que façam uma nova prova. 

– Eu achei muito bom mesmo, saber que eu ia ter uma nova chance. Fiquei muito desanimada por eu não ter podido fazer a prova que eu tanto esperava fazer. E vai ser muito bom, não só pra mim, mas pra muitos jovens, porque nós não temos culpa pelo que aconteceu – diz a estudante, que está em dúvida entre uma universidade pública e uma particular.

A pressão pela nova chance aos candidatos do Salgueiro veio por iniciativas como a do estudante de Economia João Pires. Ele também é assessor especial do Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, e organizou um abaixo assinado para cobrar o MEC por uma solução para Sandra e tantos outros. O documento obteve 12 mil assinaturas:

– Eu pensei que mais uma vez esses jovens poderiam ficar invisíveis. Eu pensei que só fazer um pedido ao Inep sem dar repercussão ao caso, não faria o Inep se comover, o pedido seria muito fraco. Como abaixo assinado que teve 12 mil assinaturas, a gente conseguiu dar repercussão, mobilizar atores importantes e ter a atenção do Inep.

Os moradores que perderam a prova naquele dia tem até a sexta-feira, 03 de dezembro, para solicitar a reaplicação da prova. Os pedidos devem ser feitos na página do participante. As novas provas serão realizadas também em dois domingos, nos dias 9 e 16 de janeiro.

COMPARTILHE