COMPARTILHE
Niterói volta à cena teatral neste fim de semana. O festival 17º Niterói em Cena traz atrações e oficinas em quatro equipamentos culturais da cidade como o Theatro Municipal, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, a Praça João Saldanha e a Biblioteca Parque de Niterói.
Leia mais: Primavera será quente e seca em Niterói
Outra novidade é a feira Maré Literária (MarLI), que chega com a sua primeira edição em Itaipu. O evento, realizado na Praça da Vila dos Pescadores junto ao Museu de Arqueologia, terá mesas de debates, narração de histórias, lançamentos, exposições, oficinas e saraus literários ao final de cada dia, com entrada é franca, das 10h às 21h.
Para a criançada, a sugestão do A Seguir é conferir a programação do Arte Popular para Crianças, que ocorre todo terceiro sábado do mês, com uma série de atividades para o público infantil. As atividades são todas gratuitas e ocorrem neste sábado (21) a partir das 11h no Museu Janete Costa. Contação de histórias, saraus e atividades que promovem a consciência ambiental são algumas das opções.
O evento apresenta, na Mostra Peças, espetáculos do Brasil, de Moçambique, da Alemanha, da Itália e do Peru, além de três outras mostras (Estudantil, Cenas Curtas e Paralela), oficinas e festas.
Entre sexta e sábado acontece a Mostra de Cenas Curtas, no Theatro Municipal. De abrangência nacional, a mostra traz dez peças curtas de duração entre 10 e 18 minutos.
Já a Mostra Paralela traz o projeto “Estação tecnológica”, um estande montado no foyer térreo do Teatro Popular Oscar Niemeyer que oferecerá um cardápio com oito filmes em realidade virtual (RV), onde o público poderá fazer a sua escolha e experimentar a imersão, com óculos de RV.
Na Mostra Peças, estarão em cartaz os espetáculos “O jantar brasiliano”, da Itália; “Dance machines”, da Alemanha; “Ngati” (“Sangue”), de Moçambique; “O figurante”, monólogo com Mateus Solano; “Antes do ano que vem”, com Mariana Xavier; “Berinjela, a grande”, coprodução entre Brasil e Peru; e os premiados “Tom na fazenda”, idealizado por Armando Babaioff com direção de Rodrigo Portella, e “Pelada — A hora da Gaymada”, idealizado e dirigido por Orlando Caldeira.
Toda a programação pode ser acessada no link.
A primeira edição da feira Maré Literária (MarLI), em Itaipu segue com um arsenal de programação neste fim de semana. O evento, realizado na Praça da Vila dos Pescadores junto ao Museu de Arqueologia, terá mesas de debates, narração de histórias, lançamentos, exposições, oficinas e saraus literários ao final de cada dia. A entrada é franca, das 10h às 21h. A curadoria é de Jackson Jacques.
A programação contempla ainda atrações para o público infantil, com contação de histórias, teatro infantil e uma imersão histórica sobre a Vila dos Pescadores. Um espaço acessível será reservado para leitores especiais.
Nas mesas de debate, temas como literatura como ferramenta para uma educação antirracista, a presença e a potência da mulher na música periférica e a importância da oralidade. Os saberes da rua e da cultura popular também serão abordados.
No Museu de Arqueologia, atividades como “Maré das Artes”, “Maré criativa”. O evento também irá oferecer praças de alimentação e barracas de culinária local.
Datas: 19, 20, 21 e 22 de Setembro de 2024 (quinta a domingo)
Horário: das 10h às 21h
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Local: Praça da Vila de Pescadores, 134 – Itaipu, Niterói.
O Museu Janete Costa promove o projeto Arte Popular para Crianças, programação fixa do museu que ocorre todo terceiro sábado do mês, com uma série de atividades para o público infantil. As atividades são todas gratuitas e ocorrem neste sábado (21) a partir das 11h. Nesta edição, o objetivo é promover atividades em que a arte possa dialogar com a natureza.
Com histórias infantis contadas por Joselene Negra Black, a Contação Di Vó busca retomar a magia das histórias infantis contadas de um jeito acolhedor, como se estivéssemos no quintal de casa. A atividade será realizada às 11h.
A oficina Inventar os Animais: Criações e Criaturas começa às 13h30 e tem como objetivo promover a consciência ambiental e a alertar para a importância da reciclagem e reutilização de materiais, seja pela redução do impacto ambiental, pelo estímulo à criatividade e à imaginação ou até mesmo incentivando as crianças e adultos a transformar os objetos descartáveis em obras de arte.
Na sequência, às 15h30, as crianças vão explorar a colorida e criativa obra “Manacá” de Tarsila do Amaral na oficina Flor de Manacá: Modernismo para Crianças, com Tatiane Silvana. A ideia é que os pequenos artistas possam ser criativos e soltarem sua imaginação.
Programação Arte Popular para Crianças
Data: Sábado, 21 de setembro
Atividades gratuitas
Classificação indicativa: Livre
Contação Di Vó, com Joselene Negra Black
Horário: 11h
Inventar os Animais: Criações e Criaturas
Horário: 13h30
Flor de Manacá: Modernismo para Crianças, com Tatiane Silvana
Horário: 15h30
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, São Domingos, Niterói.
Comédia satírica escrita pelo dramaturgo Molière no século XVII, “O Doente Imaginário”, que completou 350 anos em 2023, se ambienta na casa do personagem Argan, típico lar burguês da época. A peça chega ao Teatro da UFF, em Icaraí, nesta sexta (20) para uma curta temporada até domingo (22).
Essa é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco da obra de Molière, considerado um dos mestres da comédia satírica e conhecido por criticar os exageros da época, a hipocrisia da sociedade e o materialismo.
Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Guichê Web ou na bilheteria do Centro de Artes UFF.
A peça narra a história de um dono da casa que contabiliza as grandes despesas causadas pelo seu tratamento médico desnecessário. A situação faz com que o hipocondríaco busque casar a filha, Angélica, com um médico, a fim de garantir os privilégios com um profissional na família que possa tratar suas supostas enfermidades. Contudo, o esquema do casamento perde sua razão quando Argan descobre as tramoias do médico e sua segunda esposa para ficar com a sua fortuna.
Na peça, o dramaturgo francês Molière critica e aborda as intrigas que envolvem o abuso médico, a falsidade, o egocentrismo e a deslealdade.
Datas: 20, 21 e 22 de setembro
Horário: Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Local: Teatro da UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 50 (inteira) – R$ 25 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: 12 anos
Com a participação de 31 artistas, a exposição “Paralela EIXO – Amar o Âmago” está em cartaz na galeria do Reserva Cultural, em São Domingos.
A mostra tem uma versão virtual em paralelo. Um segundo trabalho dos artistas ficará exposto no site da Galeria Eixo, organizadora das duas “versões” do projeto.
Participam das exposições os artistas: Adriana Montenegro, Ana Lima, Ana Lupinacci, Ana Rutter, Anderson Sang, Barthô Havilah, Conceição Durães, Cris Marcos, Douglas Abreu, Eduardo Baltazar, Fernanda Peralta, Flávia Pinheiro, Glória Conforto, Herbert Markenson, Laura Martínez, Let Cotrim, Lucas Mourão, Lúcia Costa, Luciane Villanova, Marian Starosta, Marie-Ange Giaquinto, Patrícia Abreu, Priscilla Ramos, Regina Moura, Renata Imperial, Renaya Dorea, Rose Aguiar, Rosi Costah, Rossana Jardim, Sandra Becker e Silvia Neves.
Exposição “Paralela EIXO – Amar o Âmago”
Visitação: de quarta a domingo, das 15h às 19h
Local: Galeria EIXO RESERVA – (Reserva Cultural Niterói)
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos
Exposição virtual: www.eixoarte.com
Ambas até 27 de outubro
COMPARTILHE