Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Estado do Rio convoca para vacinação bivalente contra Covid; veja quem deve se vacinar

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Secretaria de Estado de Saúde começou a distribuir novo imunizante. Campanha começa dia 27 de fevereiro
Vacina Bivalente - Crédito Mauricio Bazilio (1)
A nova vacina protege contra o vírus original da Covid e suas variantes, como a Ômicron. Foto: divulgação/ Maurício Bazílio

A campanha de vacinação contra a Covid entra numa nova etapa, a partir da próxima segunda-feira (27). A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro já começou a distribuição  de um novo imunizante, a vacina bivalente, que será aplicada como reforço. Essas vacinas foram desenvolvidas para proteger contra oo vírus original e também suas variantes, como a Ômicron, a mais disseminada, atualmente.

De acordo com o cronograma do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, a vacinação com as doses bivalentes será usada como reforço. Serão distribuídas 243.360 doses para os 92 municípios do estado do Rio. Neste primeiro momento, as doses serão destinadas a pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 70 anos e pessoas com deficiência.

– Entramos agora numa nova fase da campanha de vacinação. As vacinas bivalentes são atualizadas e protegem contra o vírus original e suas variantes, incluindo a ômicron. Por isso, é muito importante que todos recebam uma nova dose desta vacina este ano – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.

Veja também: Covid-19 volta a matar, em Niterói — A Seguir Niterói (aseguirniteroi.com.br)

Confira os grupos prioritários para o reforço da vacina bivalente:

– Pessoas de 70 anos ou mais;
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos (abrigados e trabalhadores);
– Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade;
– Indígenas;
– Ribeirinhos;
– Quilombolas;
– Pessoas de 60 anos a 69 anos;
– Gestantes e puérperas;
– Trabalhadores de saúde;
– Pessoas com deficiência permanente.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes. Caberá aos municípios definir o esquema de vacinação nos postos de Saúde. A Secretaria de Saúde de Niterói ainda não se manifestou sobre o programa.

COMPARTILHE