Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Espetáculo ‘Tu Vens’ marca a volta do circo a Niterói desde o começo da pandemia

Por Amanda Ares
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Circo Teatro Saltimbanco, que não se apresentava na cidade há 60 anos, fica em cartaz até 14 de novembro na Concha Acústica de Niterói
Divulgação
O Circo Teatro Saltimbanco fundado pela família Cerícola está de volta em Niterói após 60 anos

A lona erguida na Concha Acústica, em São Domingos, quebra o jejum de quase 60 anos desde que o Circo Teatro Saltimbanco se apresentou em Niterói pela última vez. É  também o primeiro circo a se apresentar na cidade desde o começo da pandemia. O espetáculo “Tu Vens”, inspirado na música de Alceu Valença, estará em cartaz até 14 de novembro e promete um show novo a cada noite. Jonathan Cerícola, ou palhaço Pão de Ló, está à frente do circo da família, fundado em 1893. Ele contou emocionado ao A Seguir sobre o retorno:

– O nosso espetáculo de Niterói se chama “Tu Vens”, que parafraseando a música de Alceu é a anunciação de que novos tempos estão vindo. Então, estamos convidando o povo de Niterói para vir ao circo nesse nosso retorno.

O Circo Teatro Saltimbanco fez sua última apresentação em Niterói em 1961, pouco antes do incêndio que destruiu o Gran Circo Norte Americano, em dezembro daquele ano, vitimando 503 pessoas e marcando a memória da cidade. Segundo Jonathan conta, a tragédia fez com que a prefeitura na época tomasse uma atitude drástica, de proibir os circos em Niterói. Durante muito tempo, a cidade não recebeu outras lonas, e a família Cerícola, que nada tinha a ver com a história, nunca mais se sentiu a vontade para se apresentar na cidade. Até agora.

Um show diferente a cada noite

A estreia nesta quinta-feira (4) lotou os 200 lugares da plateia – 100 a menos do que a lotação máxima, seguindo as regras de restrição de público ainda vigentes em Niterói. A expectativa de Jonathan é de que o público se reaproxime do circo durante o fim de semana. Ele promete um espetáculo novo a cada noite:

– A primeira parte tem o clássico, com equilibrista, malabarista, bandinha. Mas depois, vem o espetáculo de comédia, e todo dia terá uma comédia diferente. Isso era o que os circos clássicos faziam antigamente, e nós fazemos até hoje.

Durante a temporada em Niterói, a Cia convidou artistas da cidade para compôr o elenco a cada espetáculo. Os nomes são velhos conhecidos da cultura da cidade:

– A gente convidou artistas da cidade. A Elder Torani, o diretor teatral Denilson Draco, muito envolvido com o teatro afro. Convidamos a Thallita Xavier (Palhaça Tita) e o Eddie Miranda (Forrobodó) da Cia Mala de Mão…. convidamos muita gente e muita gente não respondeu ainda.

Durante a Pandemia, o Circo de Jonathan e sua família precisou se apoiar na novidade das apresentações online, o que foi um desafio para quem lida com o público, literalmente, há mais de cem anos:

– A gente trocou o aplauso pela curtida, pelo comentário, e isso pra gente é um pouco estranho, porque no humor, a relação com o público é fundamental. Na internet, não tem isso, você faz uma vez e está a mercê do julgamento da galera. Mas fizemos bastante coisa, fizemos espetáculos online, participamos do FICO – Festival Internacional de Circo, que pela primeira vez foi online e fomos o único circo do Rio de Janeiro a participar.

Cinco gerações dedicadas ao circo

No livro que está produzindo sobre a história da família, Jonathan conta que tudo começou quando seus trisavós deixaram tudo para trás na Sicília, Itália, para se juntar ao circo e fugir de uma crise na Europa. O ano era 1893 quando Afonso Cerícola, bombeiro, e Maria de Vitto, bailarina profissional, chegaram ao Brasil. Desde então, a família nunca mais saiu do circo. O livro está em fase de finalização e ainda não há data para a publicação:

– E ele já está virando quase uma bíblia, com tanta história legal, engraçada, que a gente vai encontrando.

Ingressos 

O espetáculo Tu Vens entrou estreou nesta quinta-feira (4) e ficará em cartaz de quinta a domingo até 14 de novembro. Os ingressos podem ser comprados no Sympla, através do link https://linktr.ee/tuvens .

– Espetáculo ‘Tu Vens’ do Circo Teatro Saltimbanco:

De 4 a 14 de novembro

Local: Concha Acústica, São Domingos, s/n

Quintas e sextas às 20h

Sábados e domingos às 18h e às 20h

Ingressos:

R$30 inteira

R$15 meia

COMPARTILHE