11 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Espetáculo de dança leva para o Theatro Municipal de Niterói problemáticas do povo preto

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

“Ateliê Coreográfico: Os 4” ´é uma criação coletiva de quatro diretores e coreógrafos da vizinha São Gonçalo
espetáculo de dança
Foto: Divulgação

Um espetáculo de dança formado por fragmentos de quatro obras é o que o “Ateliê Coreográfico: Os 4” apresenta, no domingo (6), no Theatro Municipal de Niterói.

O grupo é formado por quatro diretores e coreógrafos da vizinha São Gonçalo. No palco, transformam em uma única obra trechos dos espetáculos “Crendices de Maria”, da Cia Jovem Art Dance, “Espetáculo(A)”, da Cia Jovem Cenarte Dimensões, “A Coisa Tá Preta”, do Grupo Selma, e “Percursos e Parágrafos”, da Oficina de Dança Angélica Maria.

Leia mais: Niterói na rota do Festival Bar em Bar

As apresentações abordam diferentes temas que refletem problemáticas do povo preto, como religiosidade, feminilidade e empoderamento feminino.

Credice de Maria

“Crendices de Maria” retrata a trajetória da fé e devoção ao divino da cantora Maria Bethânia, transitando entre as religiões católica e matrizes africanas. Espetáculo poético, informativo e de caráter inclusivo. Direção Geral e Coreográfica: Brayan Estarneck

Espetáculo(A)

O espetáculo inicia-se com a representação de Lilith, primeira mulher de Adão, que se revela em meio a um pas de deux, através das linhas e desenhos dos corpos dos bailarinos em cena. Lilith, representada por uma das bailarinas, revela-se como a figura da insurgência, fazendo referência à força feminina que se insurge contra valores e condutas que ao longo de milênios ferem a sua dignidade e a dignidade coletiva.

A Coisa Tá Preta

O espetáculo do Grupo Selma coloca no palco problemáticas cotidianas do povo preto. Trazendo vivências reais que levam a atenção, questionando e aprendendo a quem assiste. Com um amplo e variado repertório, o espetáculo coreografa músicas como “Mandume”, de Emicida, e “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

Percursos e Parágrafos

Uma bailarina, ao escrever o roteiro de seu próprio espetáculo de dança, dá vida à história de uma mulher que encontra na filha bailarina a força necessária para superar os obstáculos da vida. “Percurso e Parágrafos” é um espetáculo de dança e teatro que traz reflexões sobre a potência transformadora da arte e do amor. Além disso, nos faz pensar também sobre questões relacionadas ao processo de empoderamento feminino em uma sociedade machista.

Serviço

Ateliê Coreográfico: Os 4

Local: Theatro Municipal de Niterói – Rua XV de Novembro, 35, Centro.
Data: Domingo, 06 de novembro de 2022
Horário: 16h
Valores: R$20,00 e R$10,00 (meia)
Venda de Ingressos: bilheteria do Theatro e pelo Sympla

COMPARTILHE