Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Espaço Cultural Correios Niterói exibe exposição interativa ‘Squatters’

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Fruto da trajetória da artista e bióloga Ilca Barcellos, exposição traz uma instalação e dez colagens digitais, levando o espectador a transitar entre a arte e a natureza
ilca2
Mostra “Squatt” está aberta ao público até o dia 23 de abril. Foto: Divulgação

Dialogar com um conjunto de meta-trabalhos, numa mistura de arte e ciência, fruto do resultado de pesquisa da artista plástica e bióloga Ilca Barcellos. É o que propõe a mostra “Squatters”, que pode ser visitada no Espaço Cultural Correios Niterói, no centro da cidade, que conta com curadoria da Tartaglia Arte. A exposição traz uma instalação e dez colagens digitais, realizadas entre 2010 e 2020, levando o espectador a transitar entre a arte e a natureza, entre o estático e o mutável, entre o controle e o acaso. A mostra está aberta ao público até o dia 23 de abril.

Leia mais: Festival Vermelho leva grande público ao Teatro Popular, em Niterói, neste sábado

“Squatt”,em inglês, significa o ato de ocupar espaços sem uso por pessoas que não tem moradia – os ” Squatters” (posseiros) – e, também, por aqueles que os utilizam em suas manifestações artísticas. A artista Ilca Barcellos faz exatamente isso: apropria-se do espaço com sua instalação “Squatters”. Trata-se de um conjunto de seres fictícios – esculturas em cerâmica e espuma expansiva – mimetizados e camuflados entre elementos da flora natural. Exposta previamente na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba de 2019, nesta instalação seres naturais e ficcionais se aproximam, pela forma, pelas cores e/ou pela textura. A poética da vida e do mutável ocupa o espaço museológico, previsível e fixo.

Além da instalação, a mostra apresenta também colagens digitais, conhecidas como crossing-over. Recuperando o conceito do geneticista Thomas Morgan, as colagens recombinam fragmentos de desenhos realizados entre 2017 e 2020 e fotografias da exposição Squatting realizada em 2011, na qual as esculturas cerâmicas de Ilca Barcellos ocuparam o jardim do Museu Histórico de Santa Catarina.

Os trabalhos expostos são como uma intersecção de obras realizadas ao longo de uma década em faturas diversas – esculturas, instalações, desenhos e fotografias. Construídos por meio do diálogo entre arte e ciência, o natural e o artificial, o controle e o acaso, sintetizam em seu conjunto a própria trajetória artística de Ilca Barcellos.

Foto: Divulgação

– Iniciei na arte pelo tridimensional e pela cerâmica, aos poucos fui explorando outras faturas e linguagens: instalações, desenhos, esculturas, colagens e pinturas”.

Indagada sobre quais palavras representam a exposição “squatters”, Ilca Barcellos responde: “pulsar e transgredir”!

Por meio das colagens digitais, chamadas de crossing-over, confundem-se fragmentos de desenhos realizados em 2019 e de esculturas cerâmicas fotografadas em sua montagem na exposição Squatting. Segundo a Profa. Dra. da Escola de Arquitetura da UFMG, Gisela B. de Souza, ao utilizar estes registros fotográficos e desenhos como suporte para elaboração de novos trabalhos, Ilca Barcellos coloca em questão as relações entre o bi e o tridimensional, o exterior e o interior, a obra e sua representação.

Sobre a artista

Ilca Barcellos é natural de Pelotas/RS, mas vive e trabalha entre Florianópolis/SC e Belo Horizonte/MG. Artista visual, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Biologia Vegetal pela Université Pierre et Marie Curie, Paris VI, combina arte e ciência para expressar seu duplo percurso.

É mestre en Biologie Végétale-  Université Pierre et Marie Curie – PARIS VI, Paris, França (1984 ) e graduada em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil (1978).

Já recebeu vários prêmios e participou de residências artísticas, exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior. Participou também de Salões e Bienais, e possui obras em acervos de vários países.

Serviço:

Exposição: “Squatters”

Horário: de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado das 13h às 17h
Local: Espaço Cultural Correios Niterói – 1º pavimento, sala I
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói – RJ

Visitação: Até o dia 23 de abril de 2022

Entrada franca
Censura Livre

COMPARTILHE